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Carro de Boi
O carro de boi é um importante meio de transporte de cargas ainda presente em alguns municípios do Litoral Ocidental Maranhense e, em sua atual versão, é construído para uma junta, um par de bois que costumam ter nomes carinhosos como Japi, Mansinho, Eu Já Disse, Cara Preta, Fusquinho.
Cada peça do carro de boi tem seu nome: cabeçalho, paré, canga, canzilho, fueiro, sébia, mesa, ricavém, cheda/ xêda, rodas com ferro de rodeio, meião, eixo/ relhice, cucão e cantadeira. Para cada parte utiliza-se madeira específica, conforme suas qualidades. O cabeçalho, para aguentar todo peso da carga, requer madeira dura, madeira de lei; já a cantadeira, para soar sua melodia, precisa da madeira da mangueira ou do limoeiro brabo. O eixo e as rodas são lubrificados com azeite de coco ou banha de porco.
As comunidades quilombolas têm destaque na preservação da tradição do carro de boi, tanto no uso, como na confecção dos carros.
Carrear é subir no carro de boi e seguir principalmente para as atividades relacionadas com a vida rural, com a roça, com a produção da casa de farinha.
O carro pode ser considerado bom quando já está mais velho e com poucos reparos, deve durar em uso mais de vinte anos.
O dono deve escolher se o carro terá voz grossa, média ou fina. Sua cantiga pode dar o ritmo nas passadas dos bois em sua marcha, conduzindo, fornecendo força na caminhada. Para que o carro cante, lubrifica-se parte do eixo com azeites de mamona ou de andiroba, por vezes, com sabão ou ainda banha de porco insossa. O carro também pode andar mudo, se assim for desejado.
Com o passar dos anos o carro de boi vem sendo substituído pela carroça, ainda movida por um ou dois bois, que utilizam a mesma canga.
Atualmente existe um Encontro de Carros de Boi no município de Cururupu, em novembro, que envolve muitos carreiros e convidados de toda a região, unidos na preservação dessa tradição, além da participação de grupos de Tambor de Crioula e Tamborinho. Os carros são enfeitados com mensabas, abanos, tipitis, urupemas e balaios, além de produtos da roça. Enfileirados, um carro entoa o outro com seu cantigo.
Foram identificados durante o mapeamento alguns carpinteiros que seguem preservando a arte de fabricar um carro de boi para seu uso rural, embora o carro de boi não se enquadre na categoria artesanato e não tenha sido alvo de mapeamento mais rigoroso.
Alguns artesãos produzem somente a canga para um ou dois bois, que é usada tanto no carro de boi, como na carroça. Foram identificados carpinteiros que confeccionam carro de boi em Serrano do Maranhão, Cururupu e Mirinzal, partes como a canga também são feitas em Cedral, Central do Maranhão, Godofredo Viana, Amapá do Maranhão, Cândido Mendes e Turiaçu.
De passagem por Cururupu, Serrano do Maranhão ou Mirinzal é possível avistar, principalmente na zona rural, meninos carreando alguns tijolos, areia, maniva e o que mais sua imaginação permitir para dar peso a seu carro de boi em miniatura, provocando a cantadeira. Foram identificados artesãos que produzem essas versões em escala reduzida dos carros, contendo todas as partes, usadas por crianças e jovens.
O carro de boi também está presente em miniaturas produzidas para decoração, a maioria reproduz todas as partes que compõem o carro, com qualidade artística na execução.