Artesanato do Maranhão

Nome
Juçatuba
Distância da sede
29 km
Acesso

Sair da sede pela Rodovia MA 201, passar algumas ocupações, como Mata, Residencial Nova Terra, Cidade Olímpica, Vila Luizão e seguir pela Estrada de Santa Maria até chegar a Juçatuba.

Características

O povoado tem origem provável no ano de 1705, com a chegada dos primeiros escravizados fugitivos, de sobrenomes Garcês, Monroe e Cascaes. Seus moradores ainda possuem um alto vínculo com suas tradições e costumes, refletido em suas manifestações culturais. São mais de 500 famílias.

Juçatuba é a única comunidade quilombola da Ilha do Maranhão, já certificada (2007).

O povoado possui escolas, igrejas, posto de saúde e quadra.

A maioria das casas é de alvenaria, a rua principal é asfaltada e as demais, de terra batida. O povoado dispõe de linha de transporte público: Juçatuba/ Terminal São Cristóvão

As principais atividades dos moradores são a pesca e o cultivo de hortaliças, feijão, milho e mandioca para a produção de farinha. A horticultura é bem desenvolvida. FONTE: IMESC

Em fevereiro acontece o Festejo de Nossa Senhora do Bom Parto e, em outubro, o Festejo de Nossa Senhora Mãe do Homens. O São João tem destaque, a comunidade é sede do conhecido Bumba Meu Boi de Juçatuba, do sotaque de matraca.

Há também um Terreiro de Mina.

Tipo de povoado
Comunidade quilombola

Tipos de produto total de itens cadastrados

Artesãos 4