Sair da sede pela Rodovia MA 201, passar algumas ocupações, como Mata, Residencial Nova Terra, Cidade Olímpica, Vila Luizão e seguir pela Estrada de Santa Maria até chegar a Juçatuba.
O povoado tem origem provável no ano de 1705, com a chegada dos primeiros escravizados fugitivos, de sobrenomes Garcês, Monroe e Cascaes. Seus moradores ainda possuem um alto vínculo com suas tradições e costumes, refletido em suas manifestações culturais. São mais de 500 famílias.
Juçatuba é a única comunidade quilombola da Ilha do Maranhão, já certificada (2007).
O povoado possui escolas, igrejas, posto de saúde e quadra.
A maioria das casas é de alvenaria, a rua principal é asfaltada e as demais, de terra batida. O povoado dispõe de linha de transporte público: Juçatuba/ Terminal São Cristóvão
As principais atividades dos moradores são a pesca e o cultivo de hortaliças, feijão, milho e mandioca para a produção de farinha. A horticultura é bem desenvolvida. FONTE: IMESC
Em fevereiro acontece o Festejo de Nossa Senhora do Bom Parto e, em outubro, o Festejo de Nossa Senhora Mãe do Homens. O São João tem destaque, a comunidade é sede do conhecido Bumba Meu Boi de Juçatuba, do sotaque de matraca.
Há também um Terreiro de Mina.