Rodoviário pelas rodovias estaduais MA 201, MA 202 ou MA 203. O município dispõe de linhas de transportes públicos. Há também o Expresso Metropolitano com trajeto até o centro de São Luís, e ainda existe um sistema de transporte alternativo realizado por cooperativas de vans e micro-ônibus, que percorrem algumas localidades.
A sede municipal é pequena e tem características rurais. Há uma praça, a igreja matriz, alguns prédios públicos e pequenos comércios. A população em grande parte está dedicada ao cultivo de hortaliças e à pesca artesanal. A arquitetura da igreja matriz apresenta características da arquitetura jesuítica do século XVII. A igreja e o Largo de Nossa Senhora da Luz foram tombados em 1984, por seu valor histórico para o Estado do Maranhão.
A dinâmica ocupacional do município cresce principalmente no Conjunto Maiobão, bairro com maior densidade populacional. Outros bairros: Maioba, Mocajituba, Paranã I, II e III, Vila Mercês e Residenciais Abdalla I e II, comunidade de Tendal-Mirim, Loteamento Todos os Santos, Vila São Jose I e II, comunidades dos Portos de Mocajituba e Caranguejo, as comunidades de Novo Horizonte, Nova Luz, Nova Vida, Jardins das Meses, Residenciais Araguaia, Roseana Sarney, Conjunto Tambaú, Loteamento Jardim Paranã, Residencial Orquídeas, Vila Nazaré.
Há quadra poliesportiva, ginásio esportivo, estádio de futebol, bibliotecas, escola de música, bandas de música e fanfarras, escola de artes marciais, restaurantes e bares. O Bumba Meu Boi é a expressão cultural mais forte da comunidade. FONTE: IMESC