Artesanato do Maranhão

Cidades

SÃO BERNARDO

Artesãos registrados
60
Distância da capital em Km
370 km
Região
Leste maranhense - Baixo Parnaíba maranhense
Bioma
Cerrado e Caatinga
População
26.943 hab. (IBGE/2022)
IDH
Baixo
História
A região em que o atual município está situado provavelmente era habitada pelos gamela que costumavam se instalar nas margens dos rios e lagoas. As primeiras tentativas de ocupação foram feitas pelos padres jesuítas no século XVIII. Escolheram localidade à margem de um pequeno rio a que deram o nome de Buriti e ali construíram uma igreja dedicada a São Bernardo, que desapareceu, sendo substituída por outra em 1798, que ainda existe e é chamada de matriz. As terras ocupadas se estendiam até a margem do rio Parnaíba, incluindo a Boca do Bebedouro de São Pedro, a foz do igarapé São José e as lagoas Bacuri e Santo Agostinho, numa grande feitoria e fazenda de criação de gado bovino, cujos vestígios ainda podem ser vistos na propriedade de Dácio Almeida. As terras férteis propiciaram a introdução e expansão da agricultura e da pecuária, que até os dias de hoje são atividades importantes no município. Em 1841 foi criado o distrito de São Bernardo do Parnaíba, subordinado a Caxias. Em 1859, o distrito foi elevado a Vila e emancipado. Foi extinto em 1931 e anexado a Santa Quitéria, mas recuperou autonomia em 1932. No ano seguinte foi novamente extinto e anexado a Brejo. Em 1935 recuperou definitivamente sua autonomia com o nome de São Bernardo.
FONTE: IBGE; Wikipédia
Paisagem e atividades

O município tem relevo predominantemente plano, a vegetação é de cerrado, espécies mais secas e espinhosas nas áreas mais áridas e presença de palmeiras nas regiões mais baixas e próximas aos rios.

Os destaques da paisagem são a Lagoa do Bacuri e a presença do rio Parnaíba, que propicia a pesca. Além do Parnaíba, banham o município os rios Balsinhas, Maravilhas, Buriti, Gengibre, Preguiça, Palmira, Guariba, Onça, Seco, Baixão da Cabeceira, Baixão da Coceira, Boa Hora, Tabatinga e Sucupira.

A pecuária (bovino, bubalino, caprino e suíno), a pesca (tambaqui), o extrativismo vegetal (carnaúba, lenha, madeira em tora, babaçu e tucum), a produção de carvão vegetal e a agricultura (arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja banana e manga) são as principais atividades presentes no município.

FONTE: IBGE; CPRM; IMESC

Cultura

O município é conhecido pelo Festejo de São Bernardo, padroeiro, que acontece de 10 a 20 de agosto na sede.

A Dança Portuguesa está presente no São João.

Cavalgada

Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Casa lotérica
Correios
Rua Bernardo Lima, 1329 - Santa Maria (98) 3477-1905

Povoados 24

Tipos de produto total de itens cadastrados