Artesanato do Maranhão

Cidades

PALMEIRÂNDIA

Artesãos registrados
56
Distância da capital em Km
113 km com travessia por balsa ou 308 Km por terra
Região
Norte Maranhense - Baixada Maranhense
Bioma
Amazônia
População
21.059 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
O povoado Palmeiras chegou a ser o mais próspero do município de São Bento. Embora localizado na região dos campos utilizada para a pecuária, existiam terras propícias para a agricultura e ao extrativismo vegetal. Ao que se sabe, os primeiros moradores dessas terras vieram de São Bento e Peri-Mirim e se dedicaram à extração do babaçu, abundante na região. A inexistência de estradas atrasou seu crescimento, que ocorreu lentamente em torno da exportação de grandes quantidades de amêndoas de babaçu para São Luís. As outras atividades desenvolvidas no local foram as lavouras de milho, arroz, feijão, e a produção de cana-de-açúcar para fabrico do melado e da cachaça. Em 1959, o povoado foi emancipado com território desmembrado de São Bento e de Peri-Mirim, recebendo o nome de Palmeirândia. FONTE: IBGE
Paisagem e atividades

O município tem relevo característico da Baixada Maranhense, plano e suavemente ondulado.

O rio Pericumã banha uma parte do seu território, além dele estão presentes os rios Barro, do Meio, Igarapé-Açú, Canarana, São Manuel e Aurá.

A vegetação é caracterizada pela grande presença de babaçuais. Nas áreas dos campos inundáveis, estão presentes aninga d’água, junco e aguapé.

Área de Proteção Ambiental: APA Baixada Maranhense Subárea do Estuário Mearim - Pindaré e Baía de São Marcos.

A principal atividade econômica é a agricultura baseada em pequenas lavouras de milho, mandioca, arroz e feijão. Há também a pecuária, com a criação de gado bovino e suíno. A extração de babaçu é a atividade bastante desenvolvida principalmente na zona rural. Também há extração de juçara e produção de carvão vegetal. A pesca é artesanal (traíra, o jeju, a piaba, acará e outros). Há pequeno comércio na sede.

FONTE: IMESC

Cultura

O Tambor de Crioula, o Bumba Meu Boi (Bumba Meu Boi Unidos de Palmeirândia, orquestra), a Festa do Divino, e os Festejos de Santo Antônio e São Benedito são as manifestações de maior destaque.

Festa do Divino Espírito Santo (povoado Agrovila de São Sebastião); Festejo de São Sebastião; Festejo de Santo Antônio Padroeiro (junho); Festa de São Benedito (dezembro); Festa de Nossa Senhora da Conceição (dezembro); Festas de terreiro (Pai Dino César)

Comunidades Quilombolas
São quatro comunidades certificadas: Cruzeiro, Enseada dos Nogueira, São Domingos, Vila Nova
Bancos
Bradesco, Casa Lotérica
Correios
Rua Manoel Abreu Melo – Centro (98) 3387-1187

Povoados 23

Tipos de produto total de itens cadastrados