Artesanato do Maranhão

Cidades

MIRINZAL

Artesãos registrados
67
Distância da capital em Km
195 Km com travessia por balsa ou 416 km somente por terra
Região
Norte Maranhense - Litoral Ocidental Maranhense
Bioma
Amazônia
População
13.978 hab. (IBGE, 2022)
IDH
Médio
História

A região que hoje corresponde a Mirinzal foi originalmente ocupada por indígenas. Os colonizadores implantaram a lavoura de cana-de-açúcar e faziam extração de madeira, encontrada em abundância na região. A povoação, que fazia parte de Guimarães, foi crescendo lentamente devido à localização não muito privilegiada que dificultava o contato com povoamentos próximos. Mirinzal foi emancipada em 1961, com território desmembrado, que incluía de atual município de Central do Maranhão, então chamado de Usina Joaquim Antônio. A denominação Mirinzal vem da grande quantidade de árvores de mirins existentes na área que margeia o rio Uru. FONTE: IMESC; Wikipedia

Paisagem e atividades

O município tem relevo pouco ondulado e possui áreas de campos inundáveis.

A vegetação de floresta já foi bastante desmatada, mas ainda estão presentes matas com babaçuais e manguezais que margeiam o vale do rio Pericumã.

O rio Uru banha a cidade, além dele estão presentes os rios Garrafão, Tungo, Gentil e Uru-Mirim.

Unidades de conservação ambiental: APA Baixada Maranhense; Reserva Extrativista do Quilombo do Frechal: há três comunidades dentro da reserva – Frechal, Rumo e Deserto.

A região tem atrativos naturais que podem favorecer o desenvolvimento do turismo, além deles o famoso Quilombo do Frechal com sua cultura e paisagem é um lugar de destaque.

A pecuária, o extrativismo vegetal, a agricultura (mandioca, arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar e melancia), a produção de farinha, a produção de cachaça, as olarias (tijolo e telha) e a pesca artesanal são as atividades econômicas presentes. Rádio Urú FM 104,9

FONTE: IMESC; http://social.org.br/

Cultura

Brincadeiras: Bumba Meu Boi (zabumba e rrquestra); Tambor de Crioula (Frechal); Pastor; Cordão de Urso ou Brincadeira do Urso; Salameo/ Sarameu; Dança Portuguesa; Dança Cigana.

Festejos: Festa do Divino Espírito Santo – padroeiro da cidade (novembro); Carnaval, São João

Comunidades Quilombolas

São 25 comunidades já certificadas: Achuí, Aliança, Anajazal, Aranha, Baturité, Bom Viver, Colônia, Currupira, Deserto, Engenho do Meio, Estiva dos Mafra, Frechal, Graça de Deus, Gurutil, Maiabi, Mata do Pantaleão, Maxixe, Mondego, Paraíso, Porto Nascimento, Rio do Curral, Santa Joana, Santa Tereza, Santana dos Prazeres, Santiago.

Bancos
Banco do Brasil - Praça Das Luzes, s/n - Centro (98) 215 4926, Bradesco - R. Severo Capistrano Ferreira, s/n, Casa Lotérica
Correios
Avenida Governador Antônio Dino, 189 (98) 3399-1123

Povoados 14

Tipos de produto total de itens cadastrados