Artesanato do Maranhão

Cidades

MARACAÇUMÉ

Artesãos registrados
26
Distância da capital em Km
237 km travessia por balsa ou 454 km por terra
Região
Oeste Maranhense - Gurupi
Bioma
Amazônia
População
21.149 hab. (IBGE/2022)
IDH
Baixo
História
A região que se estende do rio Gurupi até o vale do Turiaçu, abrangendo todo o Maracaçumé, desde os fins do século XVIII concentrou inúmeros quilombos que deram origem a povoados. Segundo Eduardo Olímpio Machado, em 1855 criou-se a Colônia Maracaçumé, administrada pela Companhia Maranhense de Mineração, que contratou cerca de 40 chineses para a exploração das minas. Maracaçumé foi um povoado de Godofredo Viana até 1994, quando foi emancipado juntamente com outros 80 municípios no Maranhão. Seu nome na língua tupi significa chocalho de cabra.
FONTE: IBGE; Wikipédia.
Paisagem e atividades

O município é drenado pela bacia hidrográfica dos rios Maracaçumé e Tromaí. Os principais rios presentes são o Maracaçumé e o do Peixe.

A vegetação é composta por florestas densas e floresta de mangue.

A cidade está cercada por grandes áreas de pasto.

As principais atividades econômicas são o cultivo arroz, feijão, mandioca e milho; a pesca de água doce (curimatã, curimbatá, pacu, patinga, tambacu e tabatinga); a pecuária; a exploração da madeira de Lei; a extração de açaí; o pequeno comércio; o beneficiamento de arroz e de farinha de mandioca; a apicultura e o garimpo, que recruta boa parte dos jovens.

FONTE: IBGE; CPRM.

 

Cultura

São João, Aniversário da cidade (10 de novembro)

Quadrilhas juninas

Bancos
Bradesco, Casa Lotérica
Correios
Av. Dayse de Souza, 455 - Centro - (98) 3373-1234

Povoados 4

Tipos de produto total de itens cadastrados