FONTE: IMESC; IBGE
A região tem como característica os campos alagáveis que transformam completamente a paisagem no período chuvoso, quando surgem os lagos e as ruas de muitas comunidades tornam-se vias fluviais. Os principais lagos são o Cajari ou Penalva, o Viana, o Seco, o Grande de Taquara, o Santa Maria. Também relevantes para as comunidades são os lagos Apuí, Jacureí, Santa Rosa e Jabuti. O rio Pindaré atravessa parte de seu território, também banhado pelo Mearim. Além da vegetação de campo, há mata dos cocais e manguezais.
Unidade de Conservação: APA da Baixada Maranhense.
Assim como a maioria dos municípios da Baixada Ocidental, tem como atividades econômicas a pecuária, o extrativismo vegetal (coco babaçu, lenha e carvão), a agricultura (mandioca, arroz, feijão, milho, melancia e hortaliças), a pesca e o pequeno comércio. Há potencial turístico a desenvolver principalmente relacionado aos campos inundáveis e lago formados no período chuvoso que transformam diversos povoados. A arquitetura de casas de palha suspensas dessa paisagem também merece ser conhecida.
FONTE: IMESC
O Bumba Meu Boi tem forte presença no município, com pelo menos oito turmas ativas. Também se destacam o Baile de São Gonçalo, as Quadrilhas Juninas, Dança Portuguesa e Dança Indígena.
Na sede é realizado o festejo de São Benedito padroeiro (13 de novembro). Também são realizados os festejos de São Gonçalo e de São Raimundo, de São João com arraial, de Santa Bárbara e o Carnaval de blocos.
Dentre os eventos destaca-se o Festival do Peixe