Artesanato do Maranhão

Cidades

ÁGUA DOCE DO MARANHÃO

Artesãos registrados
10
Distância da capital em Km
446 km
Região
Leste maranhense – Baixo Parnaíba
Bioma
Cerrado
População
12.142 hab. (IBGE, 2022)
IDH
Baixo
Perfil do artesanato
Água Doce é um município com poucos artesãos em exercício, mas apresenta qualidade na produção de utilitários como peneiras, sacas, garajaus, mensabas, vassouras e outros, que utiliza principalmente a carnaúba, o buriti e os cipós. No povoado Canabrava, a artesã Nicinha cria bichos utilizando materiais secos encontrados na região como o coco da praia, o coco babaçu, varas e galhos. O grande destaque da cidade é o artista Hiorlando, escultor de animais inventivos e cheios de expressão. A partir de seu encontro com os pesquisadores deste projeto, seu trabalho começou a ficar conhecido com a realização de exposições em São Luís e São Paulo. Hiorlando também foi selecionado para duas edições da Bienal Naifs do Brasil (2018, 2020), a maior exposição de arte popular das Américas.
História
Água Doce do Maranhão era parte do território de Araioses, foi emancipada em 1994. Pescadores do povoado Barro Duro, em Araioses, costumavam trabalhar nas imediações das ilhas do Caju e Grande, a falta de água potável nos barcos levava-os a procurar em terra e assim encontraram uma nascente, onde passaram a pernoitar, tornando o lugar um ponto de referência. Algumas famílias estabeleceram seus ranchos no local, dando origem ao povoado de Água Doce. Na emancipação da cidade, o Rio Magú foi definido como divisa em relação a Araioses. Magu é um nome indígena, que significa magia, encanto, luz, algo reluzente.
Paisagem e atividades

A cidade possui um belo cenário natural ainda conservado, o acesso hidroviário aos povoados, ilhas e rios é realizado com facilidade.

Água Doce do Maranhão localiza-se à margem direita do igarapé Água Doce, delimitando a cidade ao norte. Está na região do Delta do Parnaíba e possui praias e balneários, com um belo cenário natural ainda conservado. O acesso hidroviário aos povoados, ilhas e rios é realizado com facilidade.

O relevo tem regiões de planície e presença de dunas móveis e fixas, intercaladas por lagoas de origem pluvial. Banham a região os rios Magú, Coqueiro, Flecheira Grande, Flexeirinha, Água Doce, do Papagaio e os riachos da Curva Grande e do Canto Grande. O rio Magu nasce no povoado Cabeceiras, em Santana do Maranhão. É um dos mais belos e importantes rios da região nordeste maranhense e drena as áreas de três municípios: Santana do Maranhão, Água Doce do Maranhão e Araioses, compondo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parnaíba. O médio curso do rio está numa região rural com grande exuberância natural, suas águas são límpidas e lentas e as matas ciliares contam com a farta presença de buritizeiros e carnaubeiras. O Magú não tem abundância de peixes e sua vegetação aquática dificulta a navegação; possui inúmeros igarapés e por muito tempo foi a única via de transporte para os moradores, que faziam comércio com outras localidades, principalmente com Parnaíba (PI), o mais importante centro comercial das proximidades. Atualmente há degradação nas margens e o impacto de barragens para criação de peixes, que utilizam o próprio curso do rio.

A vegetação da região é de transição com características do Cerrado e da Caatinga. A extração de madeira para carvão, a agricultura e a extração de areia têm causado um avanço no desmatamento.

Unidades de Conservação: Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba - APA Foz do rio Preguiças, Pequenos Lençóis e Região Lagunar Adjacente - APA Delta do Parnaíba. Atualmente a pesca e a agricultura familiar - que produz milho, feijão, maxixe, quiabo e mandioca - são as principais atividades presentes no município. O aniversário da cidade é comemorado no de dia 1 de janeiro.

FONTES: SELBACH, Jeferson Francisco. LEITE, José Roberto de Souza de Almeida (orgs.). Meio ambiente no Baixo Parnaíba: olhos no mundo, pés na região. Parnaíba/ PI: Instituto Biodiversidade do Delta - IBD; São Luis/ MA: EDUFMA, 2008.

Cultura

Brincadeiras presentes: Boi Mimoso, Boi Brilho das Águas, Dança do Caroço

Festejos: Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa de São Benedito

Bancos
Bradesco
Correios
Cana Brava: R. de Nazaré, s/n – Tel.: (98) 3485-1128; Frexeiras: R. Lourenço Vieira, s/n; Centro: R. das Nações, 260 A – Tel.: (98) 3485-1043

Povoados 5

Tipos de produto total de itens cadastrados