A cidade possui um belo cenário natural ainda conservado, o acesso hidroviário aos povoados, ilhas e rios é realizado com facilidade.
Água Doce do Maranhão localiza-se à margem direita do igarapé Água Doce, delimitando a cidade ao norte. Está na região do Delta do Parnaíba e possui praias e balneários, com um belo cenário natural ainda conservado. O acesso hidroviário aos povoados, ilhas e rios é realizado com facilidade.
O relevo tem regiões de planície e presença de dunas móveis e fixas, intercaladas por lagoas de origem pluvial. Banham a região os rios Magú, Coqueiro, Flecheira Grande, Flexeirinha, Água Doce, do Papagaio e os riachos da Curva Grande e do Canto Grande. O rio Magu nasce no povoado Cabeceiras, em Santana do Maranhão. É um dos mais belos e importantes rios da região nordeste maranhense e drena as áreas de três municípios: Santana do Maranhão, Água Doce do Maranhão e Araioses, compondo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Parnaíba. O médio curso do rio está numa região rural com grande exuberância natural, suas águas são límpidas e lentas e as matas ciliares contam com a farta presença de buritizeiros e carnaubeiras. O Magú não tem abundância de peixes e sua vegetação aquática dificulta a navegação; possui inúmeros igarapés e por muito tempo foi a única via de transporte para os moradores, que faziam comércio com outras localidades, principalmente com Parnaíba (PI), o mais importante centro comercial das proximidades. Atualmente há degradação nas margens e o impacto de barragens para criação de peixes, que utilizam o próprio curso do rio.
A vegetação da região é de transição com características do Cerrado e da Caatinga. A extração de madeira para carvão, a agricultura e a extração de areia têm causado um avanço no desmatamento.
Unidades de Conservação: Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba - APA Foz do rio Preguiças, Pequenos Lençóis e Região Lagunar Adjacente - APA Delta do Parnaíba. Atualmente a pesca e a agricultura familiar - que produz milho, feijão, maxixe, quiabo e mandioca - são as principais atividades presentes no município. O aniversário da cidade é comemorado no de dia 1 de janeiro.
FONTES: SELBACH, Jeferson Francisco. LEITE, José Roberto de Souza de Almeida (orgs.). Meio ambiente no Baixo Parnaíba: olhos no mundo, pés na região. Parnaíba/ PI: Instituto Biodiversidade do Delta - IBD; São Luis/ MA: EDUFMA, 2008.
Brincadeiras presentes: Boi Mimoso, Boi Brilho das Águas, Dança do Caroço
Festejos: Festa de Nossa Senhora do Carmo, Festa de São Benedito