O município é drenado pelas bacias hidrográficas dos rios Maracaçumé e Gurupi. Além do Maracaçumé, destacam-se os rios Formiga, do Peixe, Urubiquara e o igarapé Gepió. O relevo é plano e levemente ondulado. As principais atividades econômicas são a agricultura (arroz, feijão, mandioca, melancia, milho, banana), a extração de açaí, a exploração da madeira de lei, o comércio, pequenas indústrias de beneficiamento de arroz e farinha de mandioca e a pecuária (bovinos, muares, suínos, caprinos). A abundância de rios e afluentes, favorece a pesca artesanal de água doce (curimatã, curimbatá, piau, piapara, piauçu, piava, tambacu, tabatinga e tilápia), que se configura como atividade relevante. Há também produção de mel em pequena escala.
FONTE: IBGE; CPRM; IMESC
Brincadeiras: Quadrilha Junina
Festejos: Carnaval, festejos de Nossa Senhora Consolata, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Bárbara e de Iemanjá. Também se festeja o São João com apresentação de quadrilhas.
Eventos: Festas de aparelhagem (influência do Pará), Aniversário da cidade (10 de outubro), Vaquejada, Sete de Setembro. Fanfarra
Há influência da cultura paraense.