FONTE: IMESC; IBGE
A cidade tem como destaque a presença do rio Mearim no trecho em que ocorre a pororoca (encontro da água doce do rio com a água salgada), que atrai turistas e surfistas, com ondas de longa duração que chegam a quatro metros de altura, que trouxeram para o local a realização de uma etapa do campeonato de surf na pororoca. O melhor período para acompanhar o fenômeno é de julho a dezembro, quando o verão é mais intenso. Há diversos lagos como o da Morte, o Muquila, o Arari-Açu, o Coco e o Laguinho. O relevo é plano e levemente ondulado, com grande parte de seu território dominado por campos alagáveis no período chuvoso. Além da vegetação dos campos, há presença de mata dos cocais (palmeiras de babaçu). Unidade de Conservação Ambiental: Baixada Maranhense (Baixo Mearim e Grajaú) Dentre as atividades presentes no município está a agricultura que produz principalmente arroz, a extração e beneficiamento de coco babaçu, a produção de carvão vegetal, a pecuária de bovinos e suínos, a avicultura, a pesca artesanal (tambaqui, tambacu, tilápia e curimatá); olarias e o comércio. O turismo é forte durante o período da pororoca.
FONTE: IMESC, Wikipédia
Brincadeiras: Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi (sotaque de orquestra), Dança Portuguesa Coral das Quebradeiras de Coco do Povoado Manuel João (já gravaram um CD com cantos de trabalho: Coral das Marias).
Festejos:
Festa de São João,
Festa da Padroeira de Nossa Senhora das Graças (15 de agosto): procissão, novenas e ladainhas.
Festa de Bom Jesus dos Aflitos (14 de setembro): é a mais tradicional da cidade e que reúne o maior número de romeiros
Festejo do Divino Espírito Santo
Semana Santa: autos teatrais
Eventos:
Festival da Melancia (setembro). Evento dos trabalhadores rurais, há concurso da maior e a mais pesada melancia e barracas com vendas de iguarias da região.
Festival do Peixe: o destaque é o jejú cheio.
Festa da Juçara (setembro): povoado de Moitas
Festival da Pororoca
Sete de Setembro: festa cívica
Ponto de Cultura Magá (Instituto Perone): Audiovisual, Rádio e Culturas Digitais. Praça da Bandeira ,3 - Centro (98) 3453-1743 (98) 3453-1439, perone@ararinet.com