O município pertence à bacia hidrográfica do rio Munim, que banha seu território, assim como os igarapés Perijuçara, Ribeirão, do Saldanha, Velho, do Limoeiro, Sumaúma, dentre outros. A paisagem apresenta manguezais, matas, pastagens e vegetação degradada com presença do babaçu. Unidade de Conservação Ambiental: Upaon-Açú/ Miritiba/ Alto Preguiças. A pecuária, o extrativismo (juçara, carvão vegetal, lenha e oleaginosas), a pesca (surubim, mandi, piau, branquinha, além dos peixes da água salgada), a agricultura (arroz, feijão, mandioca, milho, banana, castanha de caju, coco-da-baía, laranja e tangerina) e a fabricação de sabão e de paralelepípedos são as principais atividades do município. Destaque-se a forte presença da carpintaria naval com estaleiros artesanais em vários povoados.
FONTES: Enciclopédia dos Municípios. Rosário. IMESC
A cidade tem grande expressão cultural, com forte presença do Bumba Boi, das Escolas de Samba e ainda Cacuriá , Dança Portuguesa e Capoeira.
O Bumba Meu Boi nessa região incorporou outras influências musicais e o acompanhamento de instrumentos de sopro e cordas, como o saxofone, clarinete e banjo, dando origem ao sotaque de orquestra. Destacam-se o Boi Mocidade Axixaense e Bumba Meu Boi de Axixá (fundado em 1959, por Francisco Naiva e nos primeiros tempos era formado somente por homens. Por ser um dos percussores do Boi de Orquestra, segue tradicionalmente o ciclo da manifestação: ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís).
Festa de São João: Bumba Meu Boi, Danças Portuguesa, Cacuriá
Encenação da Via Sacra na semana santa