A vegetação apresenta áreas de Floresta Amazônica, com árvores grandes e frondosas, algumas chegando a 50 m de altura. Nos igapós, às margens dos rios e riachos, há forte presença das palmeiras de juçara e buriti. Além do rio Buriticupu, são cursos de água importantes o rio Dente de Porco e o córrego Açaizal.
Buriticupu é a maior cidade da região, embora possa ser considerada pequena. O município é atravessado pela Rodovia BR 222 e pela Estrada de Ferro Carajás.
As principais atividades presentes são a agricultura (milho, arroz, mandioca, castanha de caju e a produção mecanizada de soja), a pecuária (bovinos); a produção de carvão vegetal, a pesca (branquinha, curumatã, piau, surubim, tucunaré) e o comércio.
FONTE: IMESC
Festejos e eventos: Carnaval, São João; Desfile de 7 de setembro; Aniversário da cidade; Cavalgada (povoado Cíquel em agosto e na Fazenda Vila São José); Festival do Caju e da Abóbora (povoado Faísa)
Quadrilhas juninas
POVO GUAJAJARA
Terra Indígena Araribóia: Apenas 5,6% de sua área está no território de Buritipucu. Ela se estende por 6 municípios e é habitada pelos Guajajara, pelos Awa Guajá e pelos Awa isolados. Em Bom Jesus das Selvas estão situadas aldeias dos guajajara (Jenipapo, Icatu, Angelim, Tare, Brejinho, Placa, Karí, Iporangatu). Em Buriticupu estão oito aldeias guajajara, sendo as maiores a Angico Torto e a Marajá.
Os Guajajara são um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil. Em 2010, sua população era de 23 949 pessoas. A língua falada por eles é o teneteara, da família linguística tupi-guarani. Habitam mais de 10 Terras Indígenas na margem oriental da Amazônia, todas situadas no Maranhão. Sua história de mais de 380 anos de contato foi marcada tanto por aproximações com os brancos como por recusas totais, submissões, revoltas e grandes tragédias. A revolta de 1901 contra os missionários capuchinhos teve como resposta a última "guerra contra os índios" na história do Brasil. Além de guajajara, este grupo tem uma outra autodenominação mais abrangente, tenetehára, que inclui também os Tembé. Tanto entre os próprios índios quanto na literatura científica, atualmente a denominação guajajara é mais usada do que Ttenetehára. As Terras Indígenas habitadas pelos guajajara estão nas regiões dos rios Pindaré, Grajaú, Mearim e Zutiua. São cobertas pelas florestas altas da Amazônia e por matas de cerradão, mais baixas.
Os guajajara nunca habitaram os cerrados vizinhos, região dos povos jê. Sua região mais antiga, historicamente conhecida, foi o médio rio Pindaré. A partir do final do século XVIII e início do seguinte, expandiram seu território para as regiões dos rios Grajaú e Mearim, onde se estabeleceram pouco tempo antes da chegada dos brancos, disputando com vários grupos timbira as áreas de caça. Por volta de 1850, uma parte dos tenetehára migrou para o norte e mais tarde passou a ser chamada de Tembé.
A principal atividade de subsistência é a agricultura, sendo comum o plantio de mandioca, macaxeira, milho, arroz, abóbora, melancia, feijão, fava, inhame, cará, gergelim e amendoim. As áreas plantadas são pequenas variam de 1,25 a 3,55 hectares por unidade doméstica. Algumas aldeias têm grandes roças comunais, destinadas a plantar arroz e frutas para a comercialização. A pesca é mais praticada pelas aldeias ribeirinhas. Os guajajara costumam pescar cerca de 36 espécies, sendo o cará, o cascudo, a lampreia, o mandi, o pacu, o piau e a traíra as mais comuns. Nos últimos anos, foram construídos, em diversos projetos comunitários, pequenos açudes perto de aldeias, que permitem tanto a pesca de subsistência quanto a comercial. Durante as últimas décadas, a caça tornou-se uma atividade cada vez menos produtiva por causa da concorrência dos brancos e das limitações das áreas. Os guajajara caçam tradicionalmente mais de 56 espécies, sendo as mais comuns o caititu, a cotia, o jacamim, o jacu, a queixada e espécies de macacos e tatus. Em uma parte das terras guajajara, a caça voltou a ser mais produtiva durante os anos 1990, depois de serem iniciados controles mais eficientes dos limites das terras pelos próprios índios. A coleta ainda é praticada por quase todos os guajajara, mas vem sendo substituídas cada vez mais pela fruticultura nas aldeias e roças.
Atualmente plantam cerca de 30 tipos de fruteiras e palmeiras. O único produto florestal ainda coletado em maiores quantidades para fins comerciais é o mel. As relações econômicas com os brancos baseiam-se tanto em trocas materiais quanto monetárias. As fontes de renda mais comuns são a comercialização de produtos agrícolas, a venda de artesanato e trabalhos temporários (para os colonos) ou permanentes (para a Fundação Nacional do Índio). Atualmente, as aldeias não tomam forma típica: são compridas (ao longo de caminhos), redondas ou quadrangulares. Localizam-se de preferência à beira de rios ou, na falta de cursos d'água, perto de lagoas na mata. A proximidade de uma estrada pode ser outro fator atraente: para se vender artesanato, por exemplo. As aldeias hoje são permanentes. Podem ser constituídas por uma única família, mas em alguns casos podem ter até 400 ou mais moradores.
FONTE: Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org ; Terras Indígenas no Brasil. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br; https://www.socioambiental.org/pt-br