O município está situado na margem esquerda do Rio Parnaíba, tendo na margem direita a cidade de Floriano (Piauí). Além do Parnaíba, há diversos riachos: Vaquejador, da Madre, do Riachão, da Boa Vista, do Engenho, do Barreiro, Tapera, do Salto, da Toca do Inferno, do Muquém, Grande, do Boi, do Jatobá Torto. O relevo é formado por chapadões, chapadas e colinas e montes.
Seu clima é semiárido e a vegetação predominante é de cerrado, com por árvores e arbustos. As espécies mais comuns são o Araticum, a Sucupira Preta, o Murici, o Pequi, a Faveira, o Ipê e o Ipê Amarelo, além das palmeiras: carnaúba, buriti e babaçu.
No período de julho a outubro, são montadas barracas na margem do rio Parnaíba, no local conhecido como Prainha, que fica movimentado nos finais de semana. Outra área de balneário do Parnaíba fica no povoado manga, há 43 km da sede, onde, durante o verão aparecem ilhas no meio do rio.
As principais atividades econômicas são a produção de arroz, algodão, cana-de-açúcar, fava, feijão, mandioca, melancia e milho; a extração de babaçu, buriti e juçara, carnaúba, lenha e madeira em tora; a pecuária de bovinos e caprinos e o pequeno comércio. O município exporta óleo e amêndoas de babaçu, algodão em pluma e arroz.
FONTE: IBGE; CPRM; IMESC
Festejo de Santo Antônio de Pádua padroeiro (junho, atrai visitantes das cidades vizinhas)
Bumba Meu Boi: Boi Brilho das Nações (orquestra)