Artesanato do Maranhão

Cidades

BARÃO DE GRAJAÚ

Artesãos registrados
34
Distância da capital em Km
679 km
Região
Leste Maranhense - Chapadas do Alto Itapecuru
Bioma
Cerrado e Caatinga
População
18.984 hab. (IBGE/2022)
IDH
Baixo
História
O território onde está situado o município foi inicialmente desbravado, assim como na maior parte do sertão maranhense, por bandeirantes vindos de Pernambuco. Mais tarde chegaram povoadores vindos do Piauí, que ali desenvolveram a agricultura e posteriormente a atividade comercial. Em 1904 a povoação foi elevada a vila com o nome de Barão de Grajaú. Foi emancipada em 1911, sendo desmembrado de São Francisco do Maranhão. Seu nome homenageia o vice-presidente da Província, que foi seu presidente interino por seis vezes, no final do século XIX. FONTE: IBGE; CPRM
Paisagem e atividades

O município está situado na margem esquerda do Rio Parnaíba, tendo na margem direita a cidade de Floriano (Piauí). Além do Parnaíba, há diversos riachos: Vaquejador, da Madre, do Riachão, da Boa Vista, do Engenho, do Barreiro, Tapera, do Salto, da Toca do Inferno, do Muquém, Grande, do Boi, do Jatobá Torto. O relevo é formado por chapadões, chapadas e colinas e montes.

Seu clima é semiárido e a vegetação predominante é de cerrado, com por árvores e arbustos. As espécies mais comuns são o Araticum, a Sucupira Preta, o Murici, o Pequi, a Faveira, o Ipê e o Ipê Amarelo, além das palmeiras: carnaúba, buriti e babaçu.

No período de julho a outubro, são montadas barracas na margem do rio Parnaíba, no local conhecido como Prainha, que fica movimentado nos finais de semana. Outra área de balneário do Parnaíba fica no povoado manga, há 43 km da sede, onde, durante o verão aparecem ilhas no meio do rio.

As principais atividades econômicas são a produção de arroz, algodão, cana-de-açúcar, fava, feijão, mandioca, melancia e milho; a extração de babaçu, buriti e juçara, carnaúba, lenha e madeira em tora; a pecuária de bovinos e caprinos e o pequeno comércio. O município exporta óleo e amêndoas de babaçu, algodão em pluma e arroz.

FONTE: IBGE; CPRM; IMESC

Cultura

Festejo de Santo Antônio de Pádua padroeiro (junho, atrai visitantes das cidades vizinhas)

Bumba Meu Boi: Boi Brilho das Nações (orquestra)

Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Casa Lotérica
Correios
Rua Pedro Ferreira Góes, 259 - Centro (99) 3523 1244

Povoados 15

Tipos de produto total de itens cadastrados