Localizado às margens do Rio Pindaré, o povoado que deu origem à sede do atual município era conhecido como São José do Tufi, pois o primeiro grande proprietário ali instalado foi Tufi Malufe. Os trabalhadores vinham de outras localidades para atuar na extração de madeira, na produção de arroz e feijão e na extração do coco babaçu. Toda a produção era transportada pelo rio Pindaré. A localidade já gozou de certa representatividade econômica na região, mas os grandes desmatamentos das florestas foram prejudicando o solo. O município foi criado em 1994, ano em também surgiram outros 80 municípios no Maranhão. Seu território foi desmembrado de Pindaré-Mirim.
FONTE: IBGE
O município é rico em recursos hídricos, além de ser banhado pelo rio Pindaré, também atravessam seu território os rios Buriticupu, Negro, Paragominas, Zutiua, Timbira, Água Preta e Santa Rita.
A paisagem tem predominância de mata de cocais. Também estão presentes árvores altas, encraves de cerrado e pastos.
A economia da cidade é voltada para a agricultura familiar, que produz arroz, feijão, mandioca, melancia, milho e banana. Também são relevantes a extração do coco babaçu e da juçara, a produção de carvão vegetal, a pesca artesanal (curimatã, curimbatá, pacu, patinga e tambaqui) e a pecuária (bovino, caprino e suíno)
FONTE: IBGE; CPRM
Bórgea