Artesanato do Maranhão

Cidades

SUCUPIRA DO RIACHÃO

Artesãos registrados
29
Distância da capital em Km
580 km
Região
Leste Maranhense - Chapadas do Alto Itapecuru
Bioma
Cerrado e Caatinga
População
4.985 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
O então povoado de sucupira de Riachão pertencia a São João dos Patos e destacava-se na produção e comercialização de cachaça de cana-de-açúcar. Foi emancipado como município em 10 de novembro de 1994, ano em que foram criados outros 80 municípios no Maranhão.
FONTE: IBGE
Paisagem e atividades

O município é banhado pelo Riachão e pelos riachos Maio das Vacas, Brocotó, Buriti, Grande, do Urubu, Poço de Pau, da Tapera, do Grotão, do Barreiro, Vargem Grande, da Madre, do Vaquejador, do Bacuri, Tapera e do Coco.

O relevo é característico do leste maranhense, com presença de chapadas. A vegetação predominante é de cerrado, com árvores de troncos e galhos retorcidos.

A produção de cachaça artesanal segue sendo o destaque da economia do município, que é o maior produtor do Maranhão, com mais de 40 alambiques, o que lhe confere o título de Terra da Cachaça. A maior produção vem da marca Vale do Riachão, com capacidade de produção estimada de 150 mil litros por mês.

A pecuária (bovinos, bubalinos e caprinos), o extrativismo vegetal (lenha, madeira em tora e babaçu), a produção de carvão vegetal e a agricultura (arroz, cana-de-açúcar, fava, feijão, mandioca, milho, banana e laranja) também são atividades relevantes no município.

FONTE: CPRM; IBGE

Cultura

Festejo de São Benedito (abril), São João (junho)

Bancos
Correspondente Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (lotérica)
Correios
Rua Grande, 468, Centro - (99) 3553-1194

Povoados 11

Tipos de produto total de itens cadastrados