Artesanato do Maranhão

Cidades

parcial SUCUPIRA DO NORTE

Artesãos registrados
1
Distância da capital em Km
503 km
Região
Leste Maranhense – Chapada do Alto Itapecuru
Bioma
Cerrado
População
10.238 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
Os primeiros colonizadores do território onde está Sucupira do Norte vieram dos municípios de Nova Iorque, Pastos Bons e Colinas e iniciaram cultivos favorecidos pela boa qualidade de terra. O local estava situado no entroncamento de estradas que ligavam as cidades de Mirador, Pastos Bons e Paraibano e passou a despertar o interesse de comerciantes ambulantes que, sob comando de João Paraibano, ali criaram uma feira, iniciada em 1936 sob a sombra de faveiras e sucupiras. Foi em torna da feira que a povoação cresceu. Em 1940, foi construída a primeira capela, que tomou o nome de Santa Teresinha, hoje padroeira. Em 16 de novembro de 1961, o povoado foi emancipado de Mirador com o nome de Sucupira do Norte, em alusão à grande quantidade de sucupiras na região. Fonte: IBGE, Imesc
Paisagem e atividades

A cidade está a 485 metros acima do nível do mar, é uma das mais frias do Maranhão. Muitos moradores plantam videiras em seus quintais, conferindo à cidade o título de Terra da Uva.

O relevo apresenta as chapadas características do leste maranhense e a vegetação é de cerrado.

O município pertence à bacia hidrográfica do Itapecuru. Além do rio Itapecuru, estão presentes os rios Pé da ladeira, Seco, Bonito, Canafístula, dos Bois, São Bento e Vão Fundo, e muitos riachos.

A pecuária, o extrativismo vegetal e a agricultura são as principais atividades presentes. Há produção de cachaça artesanal de uva e de cana. 

Fonte: IBGE, Imesc

Cultura
Padroeira Santa Teresinha
Bancos
Bradesco (Rua Hilderico Rufino Guimarães)
Correios
Rua Adonias Lucas Lacerda, 742 – Centro (99) 3559-1113

Povoados 1

Tipos de produto total de itens cadastrados