FONTE: IBGE; Wikipédia
O município é banhado pelo rio Parnaíba e também pelos rios Gurguéia, Uruçuí Preto, Poti, Longá, Maravilhas e Neves. A vegetação é característica dos cocais com presença de babaçu e carnaúba, além de árvores de grande porte e gramíneas. A presença de chapadas é uma característica marcante da paisagem.
A cidade recebe um fluxo turístico da região por contar com atrativos naturais como a praia de água doce com 80 metros de largura e 250 metros de comprimento; a cachoeira Adique, a 12 km da sede, com diversos locais para banho; o balneário da Cachoeirinha, a 6 km da sede, onde há uma pequena contenção de água; outros locais de banho e lazer. Em julho, nos bancos de areia na margem do rio Parnaíba é montada a Prainha de São Francisco, onde são realizados eventos esportivos e shows musicais. Há pinturas rupestres que podem ser visitadas no povoado Bezerro.
A principal atividade da cidade é a pesca artesanal no rio Parnaíba. Também estão presentes a pecuária (bovino e caprino), o extrativismo vegetal (lenha, madeira em tora, babaçu e eucalipto), a produção de carvão vegetal e a agricultura (arroz, fava, feijão, mandioca, melancia, banana, milho e soja).
FONTE: IBGE; CPRM
Festejo de São Francisco padroeiro (outubro), Festa do Divino Espírito Santo, Festejo de São Sebastião, Festejo de Santa Maria (maio)
São João: com quadrilhas juninas (destaque para a Quadrilha Flor de Mandacaru)
Roda de São Benedito,
Dança da Peneira