Artesanato do Maranhão

Cidades

SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO

Artesãos registrados
37
Distância da capital em Km
585 km
Região
Leste Maranhense - Chapadas do Alto Itapecuru
Bioma
Cerrado e Caatinga
População
12.064 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
A região era coberta de mata e conhecida por Porto Riachuelo. Os primeiros colonizadores chegaram por volta de 1700. Mais tarde, já no século XIX, colonização do território se consolidou com a instalação de fazendas de gado em terras devolutas. A oportunidade de comércio facilitado pelo Rio Parnaíba e a fertilidade dos terrenos propícios à agricultura favoreceram o crescimento da povoação, que foi elevada a Vila em 1835, com a denominação de Manga do Iguará. Nessa época tinha uma capela e uma igreja em construção. Em 1843 a sede da Vila foi transferida para a povoação Olho D’Água e dois anos depois para a povoação Vargem Grande e, em 1870 foi transferida para a povoação São Francisco. Em 1888, foi criado distrito de São Francisco, elevado a cidade e emancipado em 1924. Em 1943, o nome da cidade foi mudado para Iguaratinga, voltando a São Francisco do Maranhão em 1948.
FONTE: IBGE; Wikipédia
Paisagem e atividades

O município é banhado pelo rio Parnaíba e também pelos rios Gurguéia, Uruçuí Preto, Poti, Longá, Maravilhas e Neves. A vegetação é característica dos cocais com presença de babaçu e carnaúba, além de árvores de grande porte e gramíneas. A presença de chapadas é uma característica marcante da paisagem. 

A cidade recebe um fluxo turístico da região por contar com atrativos naturais como a praia de água doce com 80 metros de largura e 250 metros de comprimento; a cachoeira Adique, a 12 km da sede, com diversos locais para banho; o balneário da Cachoeirinha, a 6 km da sede, onde há uma pequena contenção de água; outros locais de banho e lazer. Em julho, nos bancos de areia na margem do rio Parnaíba é montada a Prainha de São Francisco, onde são realizados eventos esportivos e shows musicais. Há pinturas rupestres que podem ser visitadas no povoado Bezerro.

A principal atividade da cidade é a pesca artesanal no rio Parnaíba. Também estão presentes a pecuária (bovino e caprino), o extrativismo vegetal (lenha, madeira em tora, babaçu e eucalipto), a produção de carvão vegetal e a agricultura (arroz, fava, feijão, mandioca, melancia, banana, milho e soja).

FONTE: IBGE; CPRM

Cultura

Festejo de São Francisco padroeiro (outubro), Festa do Divino Espírito Santo, Festejo de São Sebastião, Festejo de Santa Maria (maio)

São João: com quadrilhas juninas (destaque para a Quadrilha Flor de Mandacaru)

Roda de São Benedito,

Dança da Peneira

Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Casa Lotérica
Correios
Av. Policarpo Freire, s/n - Centro - (99) 3292-8159

Povoados 13

Tipos de produto total de itens cadastrados