Artesanato do Maranhão

Cidades

SÃO BENTO

Artesãos registrados
49
Distância da capital em Km
299 km
Região
Norte Maranhense - Baixada Maranhense
Bioma
Amazônia
População
46.397 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Médio
História
O povoado foi iniciado pelo português João Alves Pinheiro (João Canaçú), que, vindo de Alcântara, ali iniciou uma fazenda de gado. Outros moradores foram atraídos para o local, estabelecendo outras fazendas e cultivos agrícolas. Em 1805, a povoação tornou-se freguesia com o nome de São Bentos dos Peris, devido à grande quantidade de junco (peri) que havia nos campos da região. A construção da igreja foi iniciada em 1815. Em 1833, São Bento foi elevada a Vila. Em 1905, tornou-se Cidade. Em 1935 desmembrou-se de seu território o distrito de Cajapió.
FONTE: IMESC; IBGE
Paisagem e atividades

O território é pouco acidentado, com pequenos morros, entre os quais o de São Carlos, que faz a divisa entre os municípios de Pinheiro e Peri Mirim. O que caracteriza a região são as extensas áreas de campo alagável.

Há presença marcante palmeiras de babaçu e de vegetação de campo. Destacam-se os rios Aurá e Peri-mirim, além de vários igarapés e lagos

Área de Proteção Ambiental: APA da Baixada Maranhense

As atividades presentes no município são a produção de arroz, milho, feijão e mandioca; a extração da amêndoa de babaçu; a criação de gado bovino, bubalino, suíno e caprino; a pesca artesanal (piranha, o acará e o muçum) praticada nos campos alagados que cercam a cidade e o comércio variado, que também atende as cidades próximas.

FONTE: IMESC

Cultura

A maior expressão da cultura local acontece nos festejos juninos, com o bumba meu boi e outras danças. Principais grupos: Boi Mimoso, Boi Tradição, Boi de Cofo, Boi Encanto de São Bento, Boi Unidos de São Bento.

O Tambor de Crioula também está presente.

Festejo do Remedinho (Nossa Senhora dos Remédios, outubro); Festa do Divino; Festejo de São Bento (dezembro); Festejo de São Roque (povoado São Roque, agosto); Festejo de São Benedito Carnaval (Bloco Turma de Umbanda para com Deus)

Comunidades Quilombolas
São 19 comunidades certificadas: Azeitão, Belém, Brejo, Buritizal, Conserva, Guarapiranga, Itapecuru-Mirim, Macajubal, Mata de Olímpio, Outeiro de Paulo Macaco, Outeiro dos Régio, Pedra, Rio do Meio, Rumo, Santa Helena, Santo Antônio, São Benedito, São Domingos, São Felipe, São José, São Raimundo, Satuba.
Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Casa lotérica
Correios
Rua Prof. Tito Soares, s/n – Centro (98) 3383 1144

Povoados 15

Tipos de produto total de itens cadastrados