FONTE: IMESC; IBGE
O território é pouco acidentado, com pequenos morros, entre os quais o de São Carlos, que faz a divisa entre os municípios de Pinheiro e Peri Mirim. O que caracteriza a região são as extensas áreas de campo alagável.
Há presença marcante palmeiras de babaçu e de vegetação de campo. Destacam-se os rios Aurá e Peri-mirim, além de vários igarapés e lagos
Área de Proteção Ambiental: APA da Baixada Maranhense
As atividades presentes no município são a produção de arroz, milho, feijão e mandioca; a extração da amêndoa de babaçu; a criação de gado bovino, bubalino, suíno e caprino; a pesca artesanal (piranha, o acará e o muçum) praticada nos campos alagados que cercam a cidade e o comércio variado, que também atende as cidades próximas.
FONTE: IMESC
A maior expressão da cultura local acontece nos festejos juninos, com o bumba meu boi e outras danças. Principais grupos: Boi Mimoso, Boi Tradição, Boi de Cofo, Boi Encanto de São Bento, Boi Unidos de São Bento.
O Tambor de Crioula também está presente.
Festejo do Remedinho (Nossa Senhora dos Remédios, outubro); Festa do Divino; Festejo de São Bento (dezembro); Festejo de São Roque (povoado São Roque, agosto); Festejo de São Benedito Carnaval (Bloco Turma de Umbanda para com Deus)