São Bernardo e Brejo disputaram a jurisdição sobre o povoado por muitos anos, o que acabou levando a sua emancipação, definida em 16 de abril de 1912. Em 1932, o município foi extinto e anexado a São Bernardo e, no ano seguinte passou para Brejo. Seus habitantes iniciaram campanha pela restauração da autonomia, alcançado sucesso em 1935. Em 1943, em razão de constantes prejuízos provocados pelas cheias do Parnaíba, a sede do município foi transferida para a localidade de Bacuri, que passou a ser seu nome oficial, enquanto a antiga cidade, onde permaneceram muitas famílias, ficou conhecida como “Santa Quitéria Velha”. Em 1948 voltou ao nome de Santa Quitéria do Maranhão.
FONTE: IBGE; Wikipédia
O Leste maranhense é formado, em quase sua totalidade, por planaltos entremeados de chapadas, colinas e morros.
O destaque da paisagem é o rio Parnaíba, seu território também é banhado pelos rios Balsinhas, Maravilhas, Buriti, Gengibre, Preguiça, Palmira, Guariba, Onça, Seco, Baixão da Cabeceira, Baixão da Coceira, Boa Hora, Tabatinga e Sucupira e por riachos.
A paisagem apresenta floresta aberta com a vegetação seca e espinhosa, típica de regiões mais áridas, e também, em menor quantidade, matas dos cocais.
Suas principais atividade econômicas são a pecuária (bovino, caprino e suíno), o extrativismo vegetal (jaborandi, carnaúba, lenha, babaçu e tucum), a produção de carvão vegetal, a pesca (tambaqui), a agricultura (arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, banana e manga). Nos últimos anos o município recebeu leva de agricultores do Sul do país, dedicados ao cultivo mecanizado de soja e milho, que vem causando grande impacto no cerrado.
FONTE: CPRM; IMESC
Festejo de Nossa Senhora dos Aflitos (29 de agosto a 8 de setembro)
São João: Quadrilhas Juninas (Quadrilha Junina Arrasta Pé)
Museus: Museu Santa Quitéria, Memorial Arlinda Lobo, Museu Luís Ximenes