Artesanato do Maranhão

Cidades

SANTA INÊS

Artesãos registrados
71
Distância da capital em Km
250 km
Região
Oeste Maranhense - Pindaré
Bioma
Amazônia
População
85.014 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Médio
Perfil do artesanato
Artesanato: na cidade existem vários artesãos que trabalham com barro, seus trabalhos ficam expostos e à venda na Avenida da Amizade, no sentido Pindaré-Mirim, também existem vários pintores de tela na cidade
História
Santa Inês foi fundada em 1887, sua origem está relacionada à construção pela Companhia Progresso Agrícola, no final do século XIX, da ferrovia que passava pelas plantações de cana-de-açúcar e levava a produção para ser beneficiada no Engenho Central (1884) e escoada pelo Rio Pindaré. Situado no final da linha férrea, o povoado era conhecido como Ponta da Linha e tornou-se a principal localidade de Pindaré-Mirim. Recebeu muitos que vinham do Ceará e do Piauí em busca de trabalho. Com o encerramento das atividades do engenho, em 1910, seus moradores passaram a se dedicaram ao cultivo de algodão, arroz, milho, feijão e mandioca. Estas atividades asseguraram o crescimento da região, a ponto de, no início da década de 1960, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município. Na década de 1960, a ferrovia foi substituída pela rodovia. Em 1966, foi criado o município de Santa Inês, desmembrado de Pindaré-Mirim. Além de Ponta da Linha, já foi chamada de Aldeia dos Pretos e Conceição. FONTE: IBGE
Paisagem e atividades

Os cursos d’água da região fazem parte da Bacia Hidrográfica do Pindaré, o município é banhado pelo rio Grajaú.

Sua vegetação é marcada pelas palmeiras de babaçu e mata secundária.

Área de Proteção Ambiental: APA da Baixada Maranhense

Seu território é atravessado pela Rodovia BR 222 e pela Estrada de Ferro Carajás, possui uma boa infraestrutura e logística.

É um dos municípios mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial. Exerce forte influência na região, sendo a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km. Os serviços e o setor imobiliário vêm ganhando peso em sua economia.

A cidade abriga unidades do IFMA e da UEMA.

FONTE: IMESC

Cultura

Carnaval: Arrastão Ponta da Linha, no domingo de carnaval todos os blocos se juntam e percorrem as principais ruas.

As festas juninas são realizadas no Parque da Raposa, onde se apresentam várias turmas de Bumba Boi da região, que é uma expressão forte a cidade.

O Festejo de Santa Inês padroeira é realizado em dezembro.

Comunidades Quilombolas
São 3 comunidades certificadas: Onça, Cuba e Marfim
Bancos
Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Banco Itaú
Correios
Rua do Comércio, 414

Povoados 13

Tipos de produto total de itens cadastrados