O povoamento do território que hoje corresponde ao município foi iniciado por comerciantes que estabeleceram armazéns às margens do rio Munim para estocar os produtos agrícolas que eram vendidos para outras regiões. Às margens do rio foram então se estabelecendo roças de novos moradores. O fator determinante para a evolução do povoado foi o movimento da navegação fluvial, que favoreceu seu comércio. O primeiro nome do lugar foi Cachoeira do Axixá. Em 9 de junho de 1964, o povoado foi emancipado de Axixá, recebendo o nome de Presidente Juscelino. FONTE: IBGE
A geografia local é caracterizada por uma grande quantidade de morros, com paisagens de mata nativa, pastagens, grande presença de palmeiras de babaçu e outras formações vegetais.
O município é banhado pelo rio Munim e seus afluentes. Dada a influência das marés que penetra pela sua foz, o rio é propício para a pesca tanto de água doce como de água salgada e apresenta uma navegabilidade em toda a extensão no município e proporciona bela paisagem.
Unidade de Conservação Ambiental: Upaon-açú/ Miritiba/ Alto Preguiças
A pesca artesanal (branquinha, traíra, curimatá e outros), pecuária, o extrativismo vegetal (juçara, carvão e lenha), extração de areia (tem impactado negativamente o rio Munim) a agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca, laranja, banana, maxixe e coentro) e o comércio varejista são as principais atividades presentes.
O rio Munim é o grande atrativo turístico.
FONTE: Enciclopédia dos Municípios: Rosário. IMESC
Bumba Meu Boi, sotaque de orquestra: Boi de Presidente Juscelino, Boi Brilho de Boa Hora dos Pacheco (povoado Boa Hora), Boi de Boa Vista dos Pretos (povoado Boa Vista dos Pretos)
Dança do Péla (povoado Boa Vista dos Pretos),
Dança da Jornada (povoado Sumaúma),
Dança do Coco (Bairro do Alto Alegre).
Tambor de Crioula (povoados Sangrador e Juçaral),
Festejo de Santo Antônio Padroeiro (1º a 13 de junho)
Tambor de Mina (Bairro Pariqui)