A cidade é conhecida como Pérola dos Lençóis, seu nome faz alusão às paredes de barro que existem ao longo do rio Preguiças.
FONTE: IBGE
Barreirinhas é um dos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, caracterizado pela presença de dunas móveis e lagoas naturais. Na região norte do município, está a extensa faixa litorânea inserida no Parque.
Sua sede está localizada às margens do Rio Preguiças (que nasce há 120 km, em Anapurus), considerado o rio mais importante da região dos Lençóis Maranhenses, além de ser um atrativo paisagístico e importante via fluvial de acesso aos povoados da região dos Pequenos Lençóis. O rio possui vasto manguezal ao longo do seu curso, praias fluviais e oceânicas, além de vilas de artesãos, pescadores e agricultores. O Rio Novo e o Rio Negro são as divisas naturais de Barreirinhas com os municípios de Tutóia e Primeira Cruz. O Rio Negro é o responsável pela formação de grande parte das lagoas interdunares do Parque dos Lençóis. Barreirinhas também é banhada pelos rios Juçaraí, Maçangano, Sucuriju, da Fome ou da Formiga, Mamorana, do Santo Inácio e pelos riachos: Mirinzal, Açuí, Tucuns, do Poção, do Pirunga, das Cacimbas, São José, Giramundo, do Meio, Palmeirinha, do Molha, Passagem do Canto, Uriti, do Macaco, da Onça, do Guarimã, da Mangueira, da Mata, do Bosque, dentre outros. A cidade possui buritizais abundantes, matéria-prima de seu rico e diversificado artesanato.
Unidades de Conservação: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; APA Foz do rio Preguiças, Pequenos Lençóis e Região Laguna Adjacente; APA Upaon-Açu/ Miritiba/Alto Preguiça.
Cerca de 40,29% da população reside na zona urbana. A extração, beneficiamento e artesanato do buriti e de algumas outras matérias-primas é um forte componente da economia local.
O turismo é a principal atividade econômica de Barreirinhas, que possui o melhor núcleo urbano e de serviços turísticos para atender aos visitantes do Parque dos Lençóis, além de contar com as atrações do Rio Preguiças, praias fluviais e culinária centrada nos frutos do mar. A alta temporada se resume aos meses de junho, julho e agosto, época em que as lagoas estão cheias. O comércio, a pesca artesanal, a agricultura familiar, o extrativismo vegetal e a produção de castanha de caju completam as principais atividades presentes no município.
FONTES: IMESC; IBGE
Brincadeiras: Quadrilha Junina, Dança Portuguesa, Bumba Boi Pérola dos Lençóis, Reisado, Cordão de São Gonçalo
Festejos: Festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição
Eventos: Vaquejada (julho); Regata; Festival de jazz e blues