FONTE: IBGE; IMESC
Município litorâneo, sua paisagem é definida pela proximidade com o mar tanto na sede quanto nos povoados mais distantes. A maré enchente penetra pelos rios por vários quilômetros. Está situado nas Reentrâncias Maranhenses, um rico ecossistema composto por parte da floresta amazônica em sua fauna e flora, mangues, florestas, ilhas e áreas de restingas.
É marcante a presença de manguezais. A vegetação também é rica em cipós, palmeiras, sororoca e bambu. O relevo apresenta pequenas colinas.
Os principais rios são o Urú e o Cateaua. Há forte ocorrência de igarapés.
Área de Proteção Ambiental: APA das Reentrâncias Maranhenses
Porto Rico do Maranhão vive da pesca em água salgada e doce (camarão piticaia, camarão branco, camarão vermelho, tainha, bagre e peixe pedra) e do ecoturismo.
Uma de suas atrações é a Floresta dos Guarás, além da praia da África, das ilhas dos Bichos, Iraque, Mucunadéias, Biraba, Castelo, Bacanga e do rio Mandurio.
Também estão entre as atividades econômicas o cultivo da mandioca, a pecuária (aves e bovinos), o extrativismo de juçara e a produção de farinha.
FONTE: IMESC
São fortes as tradições que envolvem o mar, tendo destaque os Festejos para São Pedro.
Também são fortes o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula.
Carnaval tem blocos como o Vem te ver, o Urso, o Jacaré e o Guará. Tem também a brincadeira do Salameu, presente em alguns povoados e realizada nos últimos dia de Carnaval
Pastor: é uma prática de devoção e encenação do ciclo do Natal, ocorre de meados de dezembro até o dia de Reis