Artesanato do Maranhão

Cidades

PORTO RICO DO MARANHÃO

Artesãos registrados
55
Distância da capital em Km
229 km com travessia por balsa ou 418 km por terra
Região
Norte Maranhense - Litoral Ocidental Maranhense
Bioma
Amazônia
População
5.954 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Médio
História
O município teve origem no povoado Quebra-Bico, uma praia que pertencia ao território de Cedral. Nela havia um pequeno porto onde a atividade pesqueira era forte pela abundância de peixes, o que foi gerando crescimento e a abertura de pequenos comércios. O povoado tornou-se município em 1994, ano em que também foram criados outros 80 novos municípios no Maranhão. A riqueza de peixes e mariscos da região é uma das explicações para a escolha do nome do município. FONTE: IBGE; IMESC
Paisagem e atividades

A paisagem é definida pela proximidade com o mar tanto na sede quanto nos povoados mais distantes. A maré enchente penetra pelos rios por vários quilômetros. Está situado nas Reentrâncias Maranhenses, um rico ecossistema composto por parte da floresta amazônica em sua fauna e flora, mangues, florestas, ilhas e áreas de restingas.

É marcante a presença de manguezais. A vegetação também é rica em cipós, palmeiras, sororoca e bambu. O relevo apresenta pequenas colinas.

Os principais rios são o Urú e o Cateaua. Há forte ocorrência de igarapés.

Área de Proteção Ambiental: APA das Reentrâncias Maranhenses

Porto Rico do Maranhão vive da pesca em água salgada e doce (camarão piticaia, camarão branco, camarão vermelho, tainha, bagre e peixe pedra) e do ecoturismo.

Uma de suas atrações é a Floresta dos Guarás, além da praia da África, das ilhas dos Bichos, Iraque, Mucunadéias, Biraba, Castelo, Bacanga e do rio Mandurio.

Também estão entre as atividades econômicas o cultivo da mandioca, a pecuária (aves e bovinos), o extrativismo de juçara e a produção de farinha.

FONTE: IMESC

Cultura

São fortes as tradições que envolvem o mar, tendo destaque os Festejos para São Pedro.

Também são fortes o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula.

Carnaval tem blocos como o Vem te ver, o Urso, o Jacaré e o Guará. Tem também a brincadeira do Salameu, presente em alguns povoados e realizada nos últimos dia de Carnaval

Pastor: é uma prática de devoção e encenação do ciclo do Natal, ocorre de meados de dezembro até o dia de Reis

Comunidades Quilombolas
São 2 comunidades certificadas: Engenho do Lago e Sumaúma
Bancos
Casa Lotérica, Bradesco
Correios
Rua da Paz, s/n - Centro

Povoados 9

Tipos de produto total de itens cadastrados