FONTE: IMESC
A paisagem é caracterizada por relevo plano a levemente ondulado, com extensas áreas rebaixadas e inundáveis. Há campos altos e baixos, campos alagados, matas, cerrados, chapadas e matas de cocais, juncos e mangues.
Os principais cursos de água que atravessam seu território são os rios Uru e Pericumã. As águas do Pericumã são utilizadas para o abastecimento da população e para a pesca. O rio é a principal via de transporte para a população ribeirinha, com grande movimento de lanchas motorizadas que levam a diversas localidades circunvizinhas. Em seu curso foi construída a Barragem do rio Pericumã.
O município está inserido na Área de Proteção Ambiental Ilha dos Caranguejos, Área de Proteção Ambiental – APA Baixada Maranhense Subárea do estuário Mearim-Pindaré e Baía de São Marcos.
Dentre as atividades econômicas presentes, destacam-se o comércio, a pesca artesanal nos lagos e no rio Pericumã (traíra, o jejú, o acará e a piaba) e a agricultura (arroz, feijão, milho e mandioca), a pecuária, o extrativismo de amêndoas de babaçu e a produção de farinha.
Os atrativos turísticos estão relacionados à paisagem do rio Pericumã, dos campos alagáveis e de balneários como o de Santa Maria e Prainha.
FONTE: IMESC
Bumba Meu Boi: há grupos na sede e nos povoados, entre eles o Boi Mocidade de Pinheiro (orquestra)
Tambor de Crioula (sede)
Capoeira
Festejos e eventos: Festejos de Santo Inácio (junho, na sede), Festejos Juninos, Festa do Divino Espírito Santo, Regata de Ramos, Festival de Músicas Pinheirense (FESMAP), Aniversário de Pinheiro, Carnaval