Artesanato do Maranhão

Cidades

PINHEIRO

Artesãos registrados
107
Distância da capital em Km
371 km
Região
Norte Maranhense - Baixada Maranhense
Bioma
Amazônia
População
84.614 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Médio
História
A fundação de Pinheiro é atribuída ao capitão-mor Inácio José Pinheiro. Segundo relatos, ele teria vindo de Alcântara em busca de local para uma fazenda de gado e encontrou na região as condições propícias. A fazenda foi implantada em 1819 e seus vaqueiros passaram a cultivar roças nas proximidades. Com o tempo, a fazenda atraiu a vinda de novos moradores que ocuparam o território e assim foi se formando o povoado de Pinheiro. Outros relatos apontam que Inácio Pinheiro teria criado em 1806 a povoação do Pinheiro entre Alcântara e Guimarães, seguindo instruções de seu antecessor no comando de Alcântara. A povoação foi elevada à categoria de vila em 1856 e tornou-se cidade em 1920.
FONTE: IMESC
Paisagem e atividades

A paisagem é caracterizada por relevo plano a levemente ondulado, com extensas áreas rebaixadas e inundáveis. Há campos altos e baixos, campos alagados, matas, cerrados, chapadas e matas de cocais, juncos e mangues.

Os principais cursos de água que atravessam seu território são os rios Uru e Pericumã. As águas do Pericumã são utilizadas para o abastecimento da população e para a pesca. O rio é a principal via de transporte para a população ribeirinha, com grande movimento de lanchas motorizadas que levam a diversas localidades circunvizinhas. Em seu curso foi construída a Barragem do rio Pericumã.

O município está inserido na Área de Proteção Ambiental Ilha dos Caranguejos,  Área de Proteção Ambiental – APA Baixada Maranhense Subárea do estuário Mearim-Pindaré e Baía de São Marcos.

Dentre as atividades econômicas presentes, destacam-se o comércio, a pesca artesanal nos lagos e no rio Pericumã (traíra, o jejú, o acará e a piaba) e a agricultura (arroz, feijão, milho e mandioca), a pecuária, o extrativismo de amêndoas de babaçu e a produção de farinha.

Os atrativos turísticos estão relacionados à paisagem do rio Pericumã, dos campos alagáveis e de balneários como o de Santa Maria e Prainha.

FONTE: IMESC

Cultura

Bumba Meu Boi: há grupos na sede e nos povoados, entre eles o Boi Mocidade de Pinheiro (orquestra)

Tambor de Crioula (sede)

Capoeira

Festejos e eventos: Festejos de Santo Inácio (junho, na sede), Festejos Juninos, Festa do Divino Espírito Santo, Regata de Ramos, Festival de Músicas Pinheirense (FESMAP), Aniversário de Pinheiro, Carnaval

Comunidades Quilombolas
São 34 comunidades certificadas: Alto dos Pretos, Belo Monte, Bem Fica, Boa Vista, Cuba, Espírito Santo, Estrela, Guaribal, Lacral, Lagoa do Caminho, Oiteiro, Olho D’água dos Pimentas, Pacoã, Pericumã, Pirinã, Ponta do Lago, Proteção, Queimada de João, Rio dos Peixes, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Gama, Santana dos Pretos, São Paulo Gama, Sudário, Tatuzinho.
Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste
Correios
Rua Albino Paiva, 498 - Centro (98) 3381-1729

Povoados 50

Tipos de produto total de itens cadastrados