FONTE: IBGE
O município tem relevo característico da Baixada Maranhense, plano e suavemente ondulado.
O rio Pericumã banha uma parte do seu território, além dele estão presentes os rios Barro, do Meio, Igarapé-Açú, Canarana, São Manuel e Aurá.
A vegetação é caracterizada pela grande presença de babaçuais. Nas áreas dos campos inundáveis, estão presentes aninga d’água, junco e aguapé.
Área de Proteção Ambiental: APA Baixada Maranhense Subárea do Estuário Mearim - Pindaré e Baía de São Marcos.
A principal atividade econômica é a agricultura baseada em pequenas lavouras de milho, mandioca, arroz e feijão. Há também a pecuária, com a criação de gado bovino e suíno. A extração de babaçu é a atividade bastante desenvolvida principalmente na zona rural. Também há extração de juçara e produção de carvão vegetal. A pesca é artesanal (traíra, o jeju, a piaba, acará e outros). Há pequeno comércio na sede.
FONTE: IMESC
O Tambor de Crioula, o Bumba Meu Boi (Bumba Meu Boi Unidos de Palmeirândia, orquestra), a Festa do Divino, e os Festejos de Santo Antônio e São Benedito são as manifestações de maior destaque.
Festa do Divino Espírito Santo (povoado Agrovila de São Sebastião); Festejo de São Sebastião; Festejo de Santo Antônio Padroeiro (junho); Festa de São Benedito (dezembro); Festa de Nossa Senhora da Conceição (dezembro); Festas de terreiro (Pai Dino César)