Artesanato do Maranhão

Cidades

OLINDA NOVA DO MARANHÃO

Artesãos registrados
27
Distância da capital em Km
250 km
Região
Norte Maranhense – Baixada Maranhense
Bioma
Amazônia
População
13.577 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
A povoação chamada Olinda dos Cotia foi fundada por Filomeno Penha de Castro por volta de 1920, com o estabelecimento de uma casa comercial no território de São Vicente Férrer. A criação de um engenho no local atraiu novos moradores, dentre eles Antônio Alexandre Serra Freire, que acabou se transferindo para a outra margem do rio, iniciando a povoação Olinda Nova. Em 1947, houve a mudança do nome de Olinda dos Cotia para Olinda dos Castro, em homenagem ao fundador. Em 1958, foi criado o município de São João Batista, incluindo o povoado de Olinda dos Castro em seu território. Olinda Nova continuou pertencendo a Matinha. E 1995 foi criado o município de Olinda Nova do Maranhão, reunindo os antigos povoados Olinda dos Castro e Olinda Nova. Fonte: IBGE; CASTRO, Nilton Martins de. Processo de redistribuição do espaço territorial político do Maranhão: o caso de Olinda Nova do Maranhão. São Luís: UFMA, 2000.
Paisagem e atividades

O município está localizado na região da Baixada Ocidental Maranhense, de clima quente e úmido, que se caracteriza pela presença de campos baixos que alagam na estação das chuvas, formando enormes lagos entre os meses de janeiro e julho.

A vegetação predominante no município é a mata de palmeiras, sobretudo babaçu, açaí, buriti, bacaba, tucum, há também a presença da guarimã e do junco.

Destaca-se a presença dos rios Bomfim, Velha Joana, Sorocaba e Belém e dos lagos Coqueiro, Belém, Silveira, Gameleira e Laguinho.

Área de Proteção Ambiental: APA da Baixada Maranhense, APA Subárea do Estuário Mearim-Pindaré e Baía de São Marcos e APA Subárea do Baixo-Pindaré.

A principal atividade econômica é a criação de gado, complementada pelas lavouras de mandioca, arroz, milho, feijão, melancia e banana. Há também o extrativismo de coco babaçu, a produção de farinha e de carvão vegetal, olarias e pequeno comércio.

FONTE: IMESC

Cultura

Festejos: São João (arraial organizado pela prefeitura e a noite do dia 25 de junho consagrada às turmas de Bumba Meu Boi)

O Bumba Meu Boi tem forte presença como nas demais cidades da Baixada, que apresentam o sotaque local.

Brincadeiras: Tambor de Crioula, Baile de São Gonçalo, Quadrilhas juninas, Dança Portuguesa

Comunidades Quilombolas
São sete comunidades certificadas: CALDO QUENTE; CARANGUEJO; CRISPIANA; CURVA DA MANGUEIRA; CURVA DE ASCÊNCIO; RAMAL DE LUDIGERIO; SÃO BENEDITO DOS CARNEIROS
Bancos
Bradesco
Correios
R. Nova Olinda, s/n

Povoados 11

Tipos de produto total de itens cadastrados