Fonte: IBGE; CASTRO, Nilton Martins de. Processo de redistribuição do espaço territorial político do Maranhão: o caso de Olinda Nova do Maranhão. São Luís: UFMA, 2000.
O município está localizado na região da Baixada Ocidental Maranhense, de clima quente e úmido, que se caracteriza pela presença de campos baixos que alagam na estação das chuvas, formando enormes lagos entre os meses de janeiro e julho.
A vegetação predominante no município é a mata de palmeiras, sobretudo babaçu, açaí, buriti, bacaba, tucum, há também a presença da guarimã e do junco.
Destaca-se a presença dos rios Bomfim, Velha Joana, Sorocaba e Belém e dos lagos Coqueiro, Belém, Silveira, Gameleira e Laguinho.
Área de Proteção Ambiental: APA da Baixada Maranhense, APA Subárea do Estuário Mearim-Pindaré e Baía de São Marcos e APA Subárea do Baixo-Pindaré.
A principal atividade econômica é a criação de gado, complementada pelas lavouras de mandioca, arroz, milho, feijão, melancia e banana. Há também o extrativismo de coco babaçu, a produção de farinha e de carvão vegetal, olarias e pequeno comércio.
FONTE: IMESC
Festejos: São João (arraial organizado pela prefeitura e a noite do dia 25 de junho consagrada às turmas de Bumba Meu Boi)
O Bumba Meu Boi tem forte presença como nas demais cidades da Baixada, que apresentam o sotaque local.
Brincadeiras: Tambor de Crioula, Baile de São Gonçalo, Quadrilhas juninas, Dança Portuguesa