Não se sabe ao certo quando surgiu a povoação que deu origem ao município. O local era visitado pelos moradores de Icatu para caçadas e banhos. Há registro de que em 1839 a localidade tinha cerca de 30 casas e um armazém. Mais tarde portugueses ali se estabeleceram e instalaram casas comerciais. Em 1898, o povoado foi elevado à categoria de Vila, desmembrado de Icatu. A Vila foi extinta e reanexada a Icatu em 1931, sendo restaurada em 1935 mantendo sempre o nome de Morros em alusão ao relevo local.
FONTES: IBGE; Enciclopédia dos Municípios. Rosário. IMESC
O município está na margem direita do rio Munim e também é banhado pelos seus afluentes: Una, Mocambo, Axuí e outros. Dada a influência das marés que penetra pela foz, o rio Munim é propício para a pesca tanto de água doce como de água salgada.
Sua geografia é caracterizada por uma grande quantidade de morros, com áreas de mata nativa, babaçuais e pastagens. O relevo na região é formado por planícies suavemente onduladas, contendo extensas áreas com morros.
Unidade de Conservação Ambiental: Upaon Açu/Miritiba/Alto Preguiças
As principais atividades econômicas são a pecuária (suínos e bovinos), a avicultura, o extrativismo vegetal (lenha, jaborandi e juçara), a produção de carvão vegetal, a agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), a pesca (branquinha, curimatá, traíra e outras) e o comércio varejista.
O grande atrativo turístico da cidade é o rio Una e suas águas cristalinas. A cidade é conhecida como Paraíso das Águas e possui diversos balneários. Há pousadas e restaurantes para atender a demanda do turismo local.
FONTES: IMESC; INFOSANBAS
A manifestação cultural que se destaca no município é o Bumba Boi de sotaque de orquestra. O grupo mais conhecido é o Boi de Morros, que tem sua criação a partir de um projeto educativo da Escola Normal Monsenhor Bacellar, idealizado em 1976 pela professora Maria Marlene Ferreira. Também se destaca o Boi do Una e outros grupos.
Dança de São Gonçalo
Mato Grosso