Artesanato do Maranhão

Cidades

MIRANDA DO NORTE

Artesãos registrados
27
Distância da capital em Km
139 Km
Região
Norte Maranhense – Itapecuru-Mirim
Bioma
Amazônia e Cerrado
População
23.864 Hab. (IBGE, 2022)
IDH
Médio
História
A povoação do atual território possivelmente teve início no século XVIII, em uma localidade nas proximidades do riacho Jundiaí. No local foi estabelecida uma fazenda com cultivo de cana-de-açúcar, algodão e mandioca. Mais tarde veio a pecuária. O crescimento do local está associado à família Bezerra. Com a construção da Rodovia BR 135, o povoado cresceu como ponto de parada de caminhões e veículos, que movimentou o pequeno comércio e os serviços (bares, restaurantes, postos de abastecimento). Miranda foi um povoado de Itapecuru-Mirim até 1988, quando obteve a emancipação demandada desde 1982, com território desmembrado de Itapecuru-Mirim e de Arari.
FONTE: IMESC
Paisagem e atividades

O relevo do município tem extensas áreas rebaixadas e sua vegetação é constituída pela mata de cocais, representada principalmente pelo babaçual, capoeira mista e mata ciliar.

Seu território integra a bacia hidrográfica do Rio Itapecuru, destacando-se os riachos Canta Galo, Jundiaí e do Leão.

Dentre as atividades econômicas estão a agricultura (arroz, feijão, mandioca e milho); a pecuária; o extrativismo de babaçu e lenha; a produção de carvão vegetal; as cerâmicas; a Termoelétrica Gera Maranhão e pequenos comércios.

FONTE: IMESC

Cultura

Festejos: Carnaval, São João, Festejo de Nossa Senhora Aparecida; Festejo de São Francisco (povoado Pindoval, outubro), Festa do Divino Espírito Santo

Brincadeiras: Bumba Meu Boi: Prenda de São João (orquestra); Boi da Juventude (orquestra)

Eventos: Festival da Piaba (junho)

Comunidades Quilombolas
Uma comunidade certificada: Joaquim Maria
Bancos
Banco do Brasil, Bradesco
Correios
R. João M. Bezerra, 14

Povoados 7

Tipos de produto total de itens cadastrados