Artesanato do Maranhão

Cidades

MILAGRES DO MARANHÃO

Artesãos registrados
31
Distância da capital em Km
360 Km
Região
Leste Maranhense - Chapadinha
Bioma
Cerrado e Caatinga
População
8.818 hab. (IBGE/2022)
IDH
Baixo
História
Conta-se que um pescador estava em sua canoa navegando no rio Parnaíba, quando foi surpreendido por uma forte tempestade que o fez naufragar, na água procurando se salvar invocou Maria. Acordou na margem esquerda do Parnaíba e avistou um grande paredão de pedra onde teve a visão de Nossa Senhora. Em homenagem a ela fundou, no século XIX, um povoado próximo no local, que passou a ser visitado por muitos barqueiros em busca de milagres. O município foi criado com território desmembrado dos municípios de Santa Quitéria do Maranhão e Brejo em 1994, ano que que surgiram outros 80 municípios no Maranhão. FONTE: IBGE; Wikipédia.
Paisagem e atividades

O município tem uma bela paisagem, está às margens do Rio Parnaíba e faz divisa com o Piauí.

Seu relevo apresenta morros, vales e colinas. Tem como vegetação predominante as matas dos cocais (babaçu) e regiões alagadiças influenciadas pelo rio Parnaíba. Também banham seu território os rios Balsinhas, Maravilhas, Neves e Buriti, e os riachos da Caruara, de São Tomé, da Flecheirinha, da Caraíba, Gameleira, Seco, da Lagoa, Baixão, da Coceira e do Mosquito. Esses cursos d’água fazem parte da Bacia hidrográfica do Parnaíba e do Munim.

A praia do Caburé é outro destaque da paisagem.

Hoje o turismo religioso é sua maior fonte de renda. Em seguida estão a pecuária (bovino, caprino e suíno), o extrativismo vegetal (lenha, madeira em tora e babaçu), a pesca (tambacu, tambatinga, tambaqui e tilápia), a produção de carvão vegetal e a agricultura (arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho e banana). Nos últimos anos o município recebeu leva de agricultores vindos do Sul do país para explorar a agricultura mecanizada de soja e milho, que tem causado impactos na paisagem do cerrado.

FONTE: IBGE; CPRM; IMESC

 

Cultura

Festejo de Nossa Senhora dos Milagres (5 a 15 de agosto): reúne uma multidão de fiéis, todos os anos, vindo de diversas cidades que depoisitam seus ex-votos ao pé do paredão de pedra.

Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (5 a 15 de novembro),

Festejo de Santo Expedito (19 de abril),

Festejo da Sagrada Família (23 de dezembro),

Festejo de São João (arraial com quadrilha, bumba boi e dança portuguesa),

Carnaval,

Sete de Setembro

Bancos
Bradesco
Correios
Rua Cel. Francisco Macatrão, 102 – Centro - (98) 98348-6186

Povoados 13

Tipos de produto total de itens cadastrados