Artesanato do Maranhão

Cidades

MAGALHÃES DE ALMEIDA

Artesãos registrados
41
Distância da capital em Km
409 km
Região
Leste Maranhense - Baixo Parnaíba
Bioma
Cerrado
População
13.807 hab. (IBGE/2022)
IDH
Baixo
História
A povoação foi iniciada por volta de 1855, quando um pescador chamado Barnabé Pereira chegou de canoa pelo rio Parnaíba em busca de local livre das constantes enchentes da lagoa do povoado Melancias onde vivia. Encontrando um lugar alto, em um morro, decidiu construir sua casa e batizou como Santo Antônio o local em que aportou. Passados cerca de 30 anos, novas construções foram levantadas no local, mas a povoação não prosperou. Em 1918, nova leva de moradores se estabelece na localidade que continuava conhecida como Furo. Uma capela foi edificada e o local passou a ser conhecido como Porto de Santo Antônio. A região teve algum desenvolvimento e, em abril de 1925, foi elevada a Vila pelo então Governador José Maria Magalhães de Almeida e tornou-se distrito de São Bernardo em 1937. Foi emancipada em 1 outubro de 1952 recebendo o nome de Magalhães de Almeida. Atualmente no local do antigo porto está Igreja do Santo Antônio, padroeiro da cidade.
FONTE: IBGE; Wikipédia
Paisagem e atividades

A Lagoa do Bacuri, situada entre São Bernardo e Magalhães de Almeida é o ponto de destaque da paisagem. Também conhecida como um braço do rio Parnaíba, a lagoa impressiona pela dimensão, tem 60 km de extensão, cerca de 5 km de largura e de 3 a 5 metros de profundidade. Começa no povoado de Coqueiro (em São Bernardo) e termina no Rio Parnaíba, sendo a maior parte em Magalhães de Almeida. Nela as águas do Rio Buriti desembocam e, logo em seguida, são lançadas no Rio Parnaíba. É navegável por pequenas embarcações. Há 31 comunidades residentes no entorno. A lagoa ainda é desconhecida para o turismo, não tem infraestrutura para receber visitantes, apesar da bela paisagem do lugar. Mesmo no período seco o volume de águas continua grande.

Além do rio Paranaíba, o município é banhado pelo rio Bacuri e pelo Baixão da Lagoa.

A vegetação é predominantemente no município é de cerrado com a presença formações arbustivas, nas regiões mais baixas e próximas aos rios há presença de carnaúba, buriti e do cipó unha de gato.

O relevo é plano.

A pecuária (bovino, bubalino, caprino e suíno), o extrativismo vegetal (lenha, carnaúba, babaçu e tucum), a agricultura (arroz, feijão, mandioca, milho, banana, manga e soja), a pesca (tambaqui) e a produção de carvão vegetal são as principais atividades presentes.

FONTE: IBGE; CPRM

 

Cultura
Festa Junina: o arraial magalhense, que acontece há mais de 20 anos, é um dos maiores e mais tradicionais da região.
Bancos
Bradesco, Caixa Econômica Federal (lotérica)
Correios
Av. Benedito Romão de Sousa, 111 - (98) 34831225

Povoados 11

Tipos de produto total de itens cadastrados