FONTE: IBGE; Wikipédia
A Lagoa do Bacuri, situada entre São Bernardo e Magalhães de Almeida é o ponto de destaque da paisagem. Também conhecida como um braço do rio Parnaíba, a lagoa impressiona pela dimensão, tem 60 km de extensão, cerca de 5 km de largura e de 3 a 5 metros de profundidade. Começa no povoado de Coqueiro (em São Bernardo) e termina no Rio Parnaíba, sendo a maior parte em Magalhães de Almeida. Nela as águas do Rio Buriti desembocam e, logo em seguida, são lançadas no Rio Parnaíba. É navegável por pequenas embarcações. Há 31 comunidades residentes no entorno. A lagoa ainda é desconhecida para o turismo, não tem infraestrutura para receber visitantes, apesar da bela paisagem do lugar. Mesmo no período seco o volume de águas continua grande.
Além do rio Paranaíba, o município é banhado pelo rio Bacuri e pelo Baixão da Lagoa.
A vegetação é predominantemente no município é de cerrado com a presença formações arbustivas, nas regiões mais baixas e próximas aos rios há presença de carnaúba, buriti e do cipó unha de gato.
O relevo é plano.
A pecuária (bovino, bubalino, caprino e suíno), o extrativismo vegetal (lenha, carnaúba, babaçu e tucum), a agricultura (arroz, feijão, mandioca, milho, banana, manga e soja), a pesca (tambaqui) e a produção de carvão vegetal são as principais atividades presentes.
FONTE: IBGE; CPRM