Artesanato do Maranhão

Cidades

ITAPECURU MIRIM

Artesãos registrados
46
Distância da capital em Km
118 Km
Região
Norte Maranhense – Vale do Itapecuru
Bioma
Amazônia e Cerrado
População
60.419 hab. (IBGE/ 2022)
IDH
Baixo
História
A região foi habitada pelos Tapuias/ Uruaitis e Barbados. A colonização veio com portugueses dos Açores e jesuítas. Ali se estabeleceram engenhos, como o Engenho do Itapecuru de Antônio Muniz Barreiros, fundado em 1622, o que gerou diversos conflitos. A povoação teve início na margem direita do rio Itapecuru, em data anterior a 1768. Naquele ano, o Rei de Portugal comunicou ao governador do Maranhão o recebimento de um pedido de criação da vila pelos moradores da ribeira do Itapecuru. O pedido foi atendido, mas a ordem de criação foi perdida. Somente em 1817 a vila foi criada por provisão régia. Em 21 de julho de 1870 – data considerada aniversário de Itapecuru Mirim – a vila foi elevada a cidade.
FONTE: IMESC; IBGE
Paisagem e atividades

A cidade é atravessada pelo Rio Itapecuru e seus riachos Dom Querer, São José, Forte, Leão, Frecheira, Passarinha, Mocambo, Itapecuruzinho, Picadinha, Vaca Branca, Cova, Riachão, Quebra, Jundiaí, Maniva, Grande, Quebra-Coco, Ipiranga, Mata e Cantagalo.

A paisagem apresenta tanto vegetação de cerrado como mata dos cocais, com abundância de babaçus.

Unidade de Conservação Ambiental: Upaon-açú/ Miritiba/ Alto Preguiças.

Dentre as atividades econômicas estão o cultivo de arroz, milho, feijão, cana-de-açúcar, banana, coco-da-baía, laranja e limão; a pecuária; a extração de juçara e amêndoa de babaçu; o carvão vegetal; a produção de farinha; a pesca artesanal (surubim, curimatá, piau, pescada, mandubé pemba ou mandubé boca de sapo); o beneficiamento do arroz e do milho; o comércio; a indústria de cerâmica para construção civil que atende também a outros estados; o beneficiamento do babaçu (sabão, sabonete, loções e óleos).

Pelo município passam as rodovias BR 222 e BR 135 e a Ferrovia São Luís-Teresina.

FONTE: IMESC; IBGE

Cultura

Itapecuru tem uma forte presença da cultura negra.

Festejos: Carnaval; Festa do Divino Espírito Santo (Canta Galo, Santa Rosa dos Pretos); São João; Festejo de Nossa Senhora das Dores (padroeira, setembro); Festejo de São Benedito (dezembro)

Bumba Meu Boi: Mocidade Alegre de Itapecuru (orquestra), Boi Apaixonados de Itapecuru (orquestra), Juventude Cidadão

Tambor de crioula: muitos grupos Terecô de Caixa

Quadrilha,

Cacuriá

Comunidades Quilombolas
É, depois de Alcântara, o município com maior número de comunidades no Maranhão, são 50 já certificadas: BARRIGUDA; BENFICA; BRASILINA; BURAGIR; CACHOEIRA; CAMPO RIO; CANTA GALO; CONTENDAS; CORRENTE II; CURITIBA; CURUPATI; DOIS MIL; ESTOPA; FANDANGO; FILIPA; IPIRANGA DO CARMINA; JACARÉ; JAIBARA DOS NOGUEIRAS; JAIBARA DOS RODRIGUES; JAVI; MAGNIFICAT, MATA III; MATA DE SÃO BENEDITO; MATO ALAGADO I; MIRIM; MOCAMBO, MONTE ALEGRE; MONTE LINDO II; MOREIRA; NOSSA SENHORA APARECIDA; NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO; OITEIRO DOS NOGUEIRAS; PAU NASCIDO; PIQUI; PULGÃO; SANTA HELENA; SANTA MARIA DOS PINHEIROS; SANTA MARIA DOS PRETOS; SANTA RITA DOS GOUVEIAS; SANTA ROSA DOS PRETOS; SANTANA, SÃO PATRÍCIO; SÃO BENTO; SÃO JOÃO DO POVOADO MATA; SÃO JOSÉ DOS MATOS; SÃO PEDRO; SATUBINHA; SUMAUMA; TERRA PRETA; TINGIDOR; VISTA ALEGRE
Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Casa Lotérica
Correios
Av. Brasil, 564-604

Povoados 14

Tipos de produto total de itens cadastrados