FONTE: IMESC
O município é litorâneo e está localizado na baia de Cumã, que integra a região das Reentrância Maranhenses. É banhado pelos rios Pericumã, Gepuba, Favoriço, Paquetá e Guarapiranga e pelo Igarapé Patacaia.
A paisagem é marcada pelas Matas dos Cocais e vastos manguezais, que margeiam o vale do rio Pericumã, apresentando as diversas espécies: mangue vermelho, mangue siriba ou preto, mangue branco e o mangue de botão. Os manguezais são viveiros de marisco e peixes e atraem os guarás e garças. Também estão presentes a vegetação de restinga e de campos inundáveis e secos. São abundantes espécies como o junco, o aguapé, o algodão bravo, a aninga, o mururu e o mata pasto. Há babaçuais e vegetação de pasto nas áreas mais altas.
Unidade de Conservação: APA das Reentrâncias Maranhenses.
A população habitante da zona rural pratica constantemente o extrativismo do babaçu, da juçara, do buriti, do guajeru, do bacuri, do caju e do murici. São cultivados arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, melancia, milho, banana e coco da Bahia. Há produção de farinha. A pesca é bastante presente. A atividade é anual, com intervalos que dependem da influência das marés, dos ventos e das chuvas. As espécies mais comuns são tainha, bagre, tubarão, camarão branco e vermelho. São utilizados redes de nylon tecidas artesanalmente e barcos de pesca fabricados em pequenos estaleiros na própria região.
A cidade tem potencial turístico devido às atrações naturais, com destaque para o manguezal, abrigo de espécies como o guará, e belas praias, como a de Araoca. Há alguns balneários de rio nas proximidades da sede.
Estão sediadas no município unidades da Universidade Federal do Maranhão (Ciências Exatas e Naturais, Filosofia e Educação Física), da Universidade Estadual do Maranhão (Pedagogia) e do Instituto Federal do Maranhão (Biologia, Matemática e Química).
FONTE: IMESC
Guimarães é um dos berços do Bumba Boi. O toque local é conhecido como sotaque de Guimarães (ou de zabumba) e se espraiou pela região e por São Luís.
O Tambor de Crioula também é bastante forte no município.
Bumba Meu Boi: O Boi de Guimarães, fundado por Mestre Marcelino é um dos grandes destaques da cultura local. Tem origem no Quilombo Damásio e utiliza zabumbas feitas a mão (madeira retirada do mangue em data certa, com lua apropriada), arrochadas na corda. Os pandeiritos são feitos de jenipapo e cobertos com couro. As roupas possuem uma riqueza de detalhes bordados em miçangas e canutilhos. O Boi de Guimarães apresenta um modo único de tocar e afinar os instrumentos.
Tambor de Crioula: Tambor de Crioula Redenção de São Benedito
Outras brincadeiras: Pastor, Turma de Samba, Salaméu/ Sarameu (Carnaval)
Capoeira
Festejos: Festa do Divino (na sede e nos terreiros), Festejo de São José Padroeiro (setembro), Carnaval