O Litoral Ocidental corresponde ao litoral das reentrâncias maranhenses que se estende da foz do rio Gurupi até a margem ocidental da baía de Cumã, tendo como limite a ponta do Guajuru, em Cedral.
Nesse segmento litorâneo, deságuam muitos rios como o Turiaçu, o Maracaçumé e o Tromaí, além de uma infinidade de igarapés. A maré enchente penetra vários quilômetros para o interior. Mais da metade do território de Cedral é banhado pelo Atlântico e recortado pelas Reentrâncias Maranhenses. A paisagem é definida pela proximidade com o mar tanto na sede quanto nos povoados. As praias de Outeiro, Pericáua, Restinga e Saçoitá são de grande beleza, mas o acesso ainda é difícil.
O município tem muitos mananciais de água doce, protegidos por uma mata ciliar chamada igapó. É banhado pelos rios Jepuba e Arapiranga. A vegetação presenta um misto de floresta pré-amazônica e de vegetação costeira, com extensa área de manguezais, onde há grande presença de guarás e garças.
A cidade também pode ser acessada por travessia de balsa que leva a Mirinzal (uma hora de duração). Está em construção a ponte que fará sua ligação com Bequimão.
Unidades de Conservação: APA das Reentrâncias Maranhenses
A pesca está entre as principais atividades da população e o município exporta pescados para São Luís. São utilizados barcos de pesca em grande parte fabricados localmente, outra atividade de destaque. Embarcações como a taroa, o catamarã e a biana são utilizadas na costa e as canoas nos rios e igarapés. A agricultura produz arroz, milho, feijão vinagre, quiabo, maxixe, abóbora, ervas e leguminosas, além da mandioca, que tem destaque pela grande variedade de espécies. É forte a produção de farinha: d’água, farinha seca ou branca e polvilho tapioca. O extrativismo babaçu, juçara, buriti, guajeru, bacuri, caju e murici é forte na zona rural. A criação de gado é feita em pequenos rebanhos. O boi ainda é bastante utilizado no transporte de cargas, sendo comum o uso do carro-de-bois.
O turismo é pouco explorado. Os principais pontos turísticos são as praias de Pericaua, Barreirão, Saçoitá e Outeiro e os balneários de Mauricio, Alegre, São Bento, Brejo, São Benedito, Guia-Guia e Suasu.
FONTE: IMESC; Wikipedia
Festejos:
Festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira
Carnaval: há charangas e blocos. Nos povoados há o entrudo ou salamê, espécie de bloco de sujos.
Festa do Divino
Festas de santos nos povoados: envolvem procissões e levantamento de mastro, seguidos de ladainha e rezas, leilão promovido pela irmandade, distribuição de bolo de tapioca e chocolate, depois baile com radiola, que a partir da década de 1970 passou a tocar reggae.
Festejo para São Pedro
Brincadeiras:
Bumba meu boi (sotaque de zabumba)
Dança Portuguesa Quadrilha Junina
Pastor ou Presépio: a brincadeira do Pastor, consiste de um auto teatral do nascimento de Jesus. Conta com inúmeros personagens fictícios como anjos, pastores, princesas, reis, rainhas, espanholas, ciganas, floristas. Os diálogos e versos cantados são acompanhados por viola/violão, pandeiro, saxofone e/ou clarinete. É vedada a participação masculina, salvo os músicos.
Tambor de crioula: há intervenção masculina, com gestos que lembram a capoeira.
Eventos: Regatas de modelismo naval de pequena dimensão. Fonte: http://www.cedral.ma.gov.br/hist_cedral